A Nuvia, startup especializada em solução de IA e agentes autônomos para vendas no B2B, não demorou muito tempo para ir às compras depois de fechar uma rodada de R$ 10 milhões em abril. Por um valor não divulgado, a deep tech adquiriu a DataSaga.ai, empresa de implementação de agentes de venda e geração de demanda multicanal.
Em nota enviada ao Startups, a Nuvia destacou que a operação representa o início de uma nova fase da companhia, combinando tecnologia proprietária, IA aplicada e uma camada estratégica de serviço para apoiar clientes na prospecção, qualificação e conversão de vendas.
“Agora, com a incorporação da DataSaga.ai, a empresa acelera sua capacidade de entrega por meio de agentes inteligentes de inbound, que respondem leads, fazem triagem, tiram dúvidas, oferecem produtos e marcam reuniões — e de agentes de outbound, que prospectam de forma ativa, personalizada e escalável”, destacou a Nuvia, em comunicado.
Fundada pelo ex-McKinsey Yuri Kamisnki — que agora é COO da Nuvia — a DataSaga se destacou no mercado por sua atuação consultiva junto a operações comerciais em empresas brasileiras e norte-americanas. Com a aquisição, passa a ser o braço de serviços e implementação da Nuvia.
Com a união de forças — e ao trazer a base de clientes da adquirida para dentro de sua operação — a meta da Nuvia é aumentar seu faturamento em cinco vezes até o fim de 2026, inclusive abrindo caminho para uma nova captação no próximo ano.
O M&A chega quatro meses depois da Nuvia levantar R$ 10 milhões em uma rodada liderada pelo fundo latino-americano NXTP e pelo fundo americano Gilgamesh Ventures, com participação dos fundos 1616 Ventures, LASP Capital e do a16z Scout Fund.
A solução da Nuvia adapta para o Brasil um modelo em alta no mercado norte-americano: o de agentes de IA assumindo parte do trabalho que antes ficava nas mãos dos chamados Sales Development Representatives (SDR). Entre as startups mais badaladas nesse segmento destacam-se a Regie.ai, que em fevereiro levantou uma Série B de US$ 30 milhões, e a Artisan, que na semana passada anunciou uma rodada de US$ 25 milhões.
Na época do aporte, a companhia afirmou que seu plano maior era se posicionar como “plataforma líder de prospecção inteligente na América Latina”.