
Menos de três meses depois de anunciar duas aquisições, a edtech Árvore acaba de concluir a fusão com a SuperAutor, plataforma de projetos de escrita para escolas. Juntas, as duas empresas atendem mais de 11 mil escolas, com um ecossistema que reúne mais de 4 milhões de alunos.
O acordo chega para tirar do papel os planos de internacionalização da Árvore, que já tem uma versão da plataforma desenvolvida em inglês. A empresa resultante da fusão contará com operação própria nos Estados Unidos e com parcerias já confirmadas com mais de 150 escolas americanas a partir de 2026. A Árvore permanece como acionista majoritária da nova companhia.
“Estamos iniciando um novo ciclo de crescimento. Nosso objetivo é construir uma referência mundial em aprendizagem de leitura e escrita, baseada em ciência, rigor pedagógico e capacidade real de execução. Essa união nos dá escala, profundidade e fôlego estratégico para isso”, afirma João Leal, fundador da Árvore, que assume como CEO global da nova estrutura.
Bruno Damasco, cofundador da SuperAutor, ficará responsável pela operação local da companhia nos Estados Unidos, apoiando a expansão internacional da nova estrutura com sua experiência no território.
“O Brasil tem capacidade de criar produtos educacionais de padrão global. Vemos uma oportunidade real de mostrar essa qualidade lá fora, e a receptividade inicial das escolas nos Estados Unidos demonstra o potencial dessa expansão”, diz Bruno, por meio de nota.
Em setembro, a Árvore anunciou a aquisição de duas empresas com o objetivo de acelerar o crescimento da plataforma no Brasil: A Taba, empresa especializada em curadoria literária infantil e juvenil, e acquihire da Typper, startup de inteligência artificial para educação e design.
Na ocasião, o fundador da Árvore havia contado ao Startups que as transações tinham o objetivo de preparar a startup para sua expansão internacional, com produtos que já vinham sendo validados em escolas bilíngues no Brasil.
Com a fusão, o objetivo de médio e longo prazo inclui alcançar mais de 10 milhões de alunos e consolidar um negócio de escala de centenas de milhões de reais em faturamento nos próximos anos, distribuídos entre Brasil e Estados Unidos.
Os serviços oferecidos pela nova companhia incluem evolução curricular integrada, soluções completas em leitura e escrita, ampliação de tecnologias de apoio à prática docente, comprovação de aprendizagem, parcerias institucionais com universidades de referência global e iniciativas que aproximam alunos e famílias das práticas de leitura e escrita.