M&A

Celcoin faz sua primeira aquisição depois de captar R$ 650M

Fintech de banking-as-a-service anunciou compra da CobranSaaS, e com isso quer triplicar sua vertical de crédito até o fim de 2025

Marcelo França, CEO da Celcoin. Foto: divulgação
Marcelo França, CEO da Celcoin. Foto: divulgação

Não demorou muito para a Celcoin ir às compras após captar R$ 650 milhões com a Summit Partners em junho. A fintech de banking-as-a-service acabou de anunciar a aquisição da startup gaúcha CobranSaaS, especializada em cobrança e gestão de carteiras de crédito. O valor da transação não foi divulgado.

Com a nova aquisição, a Celcoin espera completar a sua esteira de serviços voltados a crédito. Segundo destacou a empresa em nota, a companhia já tem produtos na maioria das etapas do processo – e a CobranSaaS traz sua expertise em áreas como Servicing, Cobrança Ordinária e Extraordinária, que a Celcoin aponta como uma grande aposta para reforçar sua vertical de crédito.

“As soluções combinadas permitem controlar 100% da jornada de crédito, desde a análise inicial, passando pela originação, onboarding, gestão de carteira, cobrança e renegociação de dívida. Com a aquisição e o início das vendas da solução de forma integrada, a Celcoin projeta que sua vertical de crédito triplique de tamanho até 2025″, pontua Marcelo França, CEO da Celcoin, em conversa com o Startups.

Fundada em Porto Alegre há pouco mais de 10 anos pelos empresários Marcos Gabbardo, Marcos Peruzzo e Thiago Peruzzo, a CobranSaas possui uma solução completa de gestão de carteira e cobrança, e na visão dos fundadores, ela trará um complemento diferenciado à plataforma de BaaS da Celcoin, preparada para atender credores alternativos e o mercado de capitais.

“Agora, dentro do ecossistema da Celcoin, faremos parte do produto de crédito e cobrança mais completo do mercado, adicionando a gestão da carteira para facilitar o dia a dia dos clientes. Com um produto tão robusto, a Celcoin tem tudo para liderar também esse mercado”, afirma o diretor da CobranSaaS, Marcos Gabbardo.

Utilizada por gestoras de investimento, bancos, administradoras de cartão, varejistas, ERPs, entre outros, a CobranSaaS tem cerca de 90 clientes, incluindo nomes como Cielo, Neon, Magalu, C&A e Empírica. Atualmente a CobranSaaS emite mais de 6 milhões de cobranças mensais.

“O potencial de cross-sell e de sinergias é expressivo. Esse foi, inclusive, o principal motivo de termos escolhido o ativo e o time da CobranSaaS, já que eles destravam um potencial que já havíamos identificado e mapeado há algum tempo”, completa Marcelo.

Focada nos M&As

As soluções da Celcoin estão divididas em três verticais: pagamentos, banking e crédito. Atualmente, a companhia soma mais de 500 fintechs e bancos digitais conectados à sua plataforma. Além delas, fazem parte da base mais de 6 mil médias e grandes companhias. Juntas, elas processam mensalmente R$ 20 bilhões.

No primeiro trimestre de 2024, a Celcoin registrou receita anualizada de R$ 318 milhões. O valor representa mais do que o dobro em relação a igual intervalo do ano anterior.

Apesar de ser a primeira aquisição depois do aporte com a Summit Partners, essa não foi a primeira aquisição este ano. Em maio, a fintech anunciou a compra da Regulatório Mais (Reg+), startup cuja solução permite que fintechs e instituições financeiras cumpram os requisitos do Banco Central, da Receita Federal e das Secretarias de Fazenda. O valor do negócio também não foi aberto.

Com a CobranSaas, a Celcoin já soma cinco M&As nos últimos dois anos. Além da Reg+, foram adquiridas a Galax Pay (de cobrança e subadquirência), Flow Finance (infra de crédito) e Finansytech (de Open Finance). Contudo, segundo o que a companhia divulgou quando fez sua última rodada, a máquina de aquisições não deve parar.

Apesar de não revelar se já tem algum novo negócio engatilhado, Marcelo revelou ao Startups que a estratégia segue em andamento – aliás, em setembro a companhia estruturou uma área dedicada a gestão de possíveis aquisições, liderada por Sérgio Meirelles, executivo experiente na área e com passagens em companhias como iFood e Citi.

“Estamos focados em identificar alvos estratégicos com excelentes equipes e produtos, especialmente nas verticais de pagamentos, banking e crédito. Nosso objetivo é continuar a expandir de forma consistente e agregar valor aos nossos serviços”, finaliza Marcelo.