A Totvs anunciou a sua mais nova aquisição – a VarejOnline, empresa de Joinville com foco em sistemas para gestão de pontos de venda (PDVs). Segundo divulgou a empresa em nota ao mercado, a compra envolve 100% da companhia catarinense, em uma transação avaliada em R$ 49 milhões.
Além do preço já divulgado, o contrato de aquisição prevê o pagamento de valores adicionais caso algumas condições pré-determinadas sejam atingidas após a fusão. Além disso, o fechamento da transação ainda depende da aprovação junto ao Cade.
Segundo destacou a Totvs em nota, a compra da VarejOnline é um novo passo na construção de uma “Suíte Varejo” completa. No mercado desde 2016, a companhia adquirida tem uma solução 100% em nuvem, registrando um crescimento médio anual de receita superior a 50% nos últimos três anos.
“Esse movimento nos permitirá avançar de forma substancial na oferta de tecnologia para franquias e redes, com soluções que possuem arquitetura tecnológica moderna e 100% nativa em nuvem, uma característica rara para o segmento varejista”, destaca Dennis Herszkowicz, presidente da Totvs, em comunicado.
Atualmente a VarejOnline conta com mais de 100 profissionais, cerca de 450 clientes e 3 mil PDVs sob gestão em todo o país. Para 2024, a expectativa da VarejOnline é anotar uma receita recorrente anualizada (ARR) de R$ 15 milhões – ou seja, a Totvs precificou a compra a 3,3 vezes o valor da receita anual.
“Com a aquisição, reforçamos nosso compromisso de expandir e fortalecer nossa presença no setor varejista para atender de forma ainda mais abrangente as demandas dos diversos tipos de varejo”, completa o presidente da Totvs.
Essa é a primeira aquisição anunciada pela Totvs em 2024, um ano um tanto mais tímido em relação a 2023, quando a companhia anunciou cinco compras, incluindo uma grande por meio da sua subsidiária RD Station, pagando R$ 51 milhões pela Exact Sales.
Pra não dizer que a Totvs não se envolveu em nenhuma operação de M&A este ano, vale lembrar que por meio da Dimensa, joint-venture da companhia com a B3, ela comprou a Quiver, tradicional empresa de softwares voltada ao setor de seguros, por R$ 115 milhões.
Próxima parada: Linx?
Com a aquisição e o foco redobrado na vertical varejo, volta o rumor que tem se intensificado no último mês para o lado da Totvs: o de uma possível compra da Linx, gigante nacional quando o assunto é sistemas para pontos de venda.
Na semana passada, a empresa de Dennis Herszkowicz chegou a contratar o Itaú BBA para analisar a aquisição da empresa de software para varejo, que a Stone colocou pra negócio no mês passado, chamando o Morgan Stanley e JP Morgan para conduzir negociações.
Vale lembrar, inclusive, que em 2020 a Totvs entrou em uma briga para comprar a Linx, mas acabou perdendo para a Stone, que pagou R$ 6,7 bilhões. Segundo fontes de mercado, a Stone tem planos de vender a Linx por 15 vezes o EBITDA atual do negócio, o que daria algo em torno de R$ 4,5 bilhões.
Entretanto, a Totvs não está sozinha no interesse pela empresa de soluções para PDVs. Gigantes como Mercado Livre e fundos como GIC, Advent e Constellation (gigante canadense que está construindo uma rede global de serviços e softwares para varejo) também estão avaliando o negócio.
Enfim, as peças estão na mesa, e a Stone já anunciou que está aberta para receber propostas até o final de outubro. O que nos resta é aguardar os próximos capítulos.
Ah, e um último detalhe interessante: a VarejOnline foi fundada por ex-profissionais da Microvix, empresa que acabou sendo comprada em 2011 – sabe por quem? A Linx. Sinais?