A Aquiris, desenvolvedora de games sediada em Porto Alegre, agora é Epic Games Brasil. O estúdio anunciou nesta terça (19) que foi adquirido pela gigante norte-americana responsável por sucessos como Fortnite, por um valor não divulgado.
Segundo destacou a Epic em nota, este é o primeiro movimento físico da companhia na América Latina. De acordo com a multinacional, o time da Aquiris será absorvido pela Epic Games para “criar conteúdos e experiências sociais revolucionárias” dentro do ecossistema do Fortnite.
A aquisição vem cerca de um ano depois da Epic ter realizado um investimento estratégico – também de valor não aberto – no estúdio brasileiro. Na época, o aporte foi destinado a reforçar a estrutura e a força de trabalho da Aquiris para desenvolver com o Unreal Engine 5, motor gráfico proprietário da Epic.
Na mesma época do aporte, a Epic também se tornou a publisher oficial dos próximos games multiplataforma da Aquiris no mercado internacional.
Apesar do foco da empresa gringa em contar com os desenvolvedores da Aquiris para apoiar seu principal produto – em 2022, o Fortnite teve uma receita de aproximadamente US$ 20 bilhões – a Aquiris continuará com suas IPs próprias, como Wonderbox, Horizon Chase e Looney Tunes World of Mayhem.
“A Aquiris está na vanguarda do desenvolvimento de jogos no Brasil e na América Latina e fazer parte da Epic Games vai destacar os desenvolvedores de nossa região para toda a indústria”, destacou Maurício Longoni, CEO da Aquiris, em nota. Longoni permanecerá a frente da empresa, agora como diretor da Epic Games Brasil.
Para o VP executivo de desenvolvimento da Epic Games, Alain Tascan, a resposta dos desenvolvedores da Aquiris foi impressionante, e agora como Epic Games Brasil eles terão a plataforma para criar jogos de apelo global.
“Com a criação da Epic Games Brasil, esperamos explorar o imenso talento que a região tem a oferecer e estabelecer nossa presença na América Latina”, completa o executivo.