
A BASE Digital, consultoria porto-alegrense especializada em transformação digital para grandes empresas, anunciou a aquisição da startup conterrânea Atendo, por um valor não divulgado.
De acordo com a BASE, a nova aquisição chega para incorporar à sua plataforma uma camada estratégica de relacionamento e automação utilizando IA. Segundo o cofundador e CEO Marcosw Schestak, a Atendo chega para “costurar a última milha da jornada digital” que a BASE propõe aos seus clientes.
“Se antes atuamos no desenvolvimento de plataformas, conteúdo e performance, agora passamos a integrar também em relacionamento, unificando dados, canais e automações em uma visão única do consumidor”, afirma o CEO, em nota enviada ao Startups.
Com dois anos de mercado e sediada no Instituto Caldeira, a Atendo desenvolveu uma plataforma que integra diferentes canais de contato, como WhatsApp, chatbots (software de interação com os usuários), e-mail e redes sociais em um único ambiente. Inclusive, ela chegou a desenvolver projetos em parceria com a BASE, atendendo empresas como DEXCO e Jimo.
Segundo destacam ambas as companhias, a Atendo manterá a sua marca dentro da BASE, mas trabalhando em sinergia com processos, governança e padrões da empresa-mãe. Para acompanhar o processo de transição, a BASE contratou Juliano Simas, profissional com experiência em produtos corporativos, com passagem por empresas como Terra, Azion e NuvemShop.
“Nossa tecnologia passa a ganhar musculatura com a estrutura e a rede de clientes da BASE. Isso nos permitirá acelerar inovações em IA generativa, expandir integrações e ampliar a capacidade de atender empresas de grande porte”, comenta Pedro Balsemão, fundador da Atendo.
Planos com o M&A
Com a compra da Atendo e expansão do seu ecossistema de soluções, a BASE quer acelerar seu faturamento em cerca de 20%. A meta é fechar, no curto prazo, pelo menos cinco contratos de nível enterprise, já incluindo a Atendo no pacote de soluções para estes clientes.
Em 2025, a companhia registrou crescimento de 10%, com a conquista de 12 novas contas corporativas para sua carteira. Para os próximos três anos, a meta é alcançar R$ 50 milhões em faturamento.
Segundo dados do próprio site da BASE, ela atende mais de 40 empresas, incluindo nomes como Google, Raízen, Eletrobras, SLC Agrícola, Natura, Red Bull e Jimo.
O plano de crescimento da empresa, que já teve recentemente outros M&As como o da edtech B2B Grano, também envolve iniciativas de internacionalização. A empresa já realizou entregas para clientes na América Latina, EUA e Europa, e pretende consolidar sua presença na região latino-americana nos próximos anos, especialmente em países como Argentina, Uruguai e Paraguai.