M&A

Matera adquire Cinnecta e reforça uso de IA em seus produtos

Transação contribuirá para o desenvolvimento de soluções voltadas para a personalização da experiência do cliente

M&A
Foto: Startups

A Matera, empresa de tecnologia com foco em soluções e produtos financeiros, anunciou a aquisição da Cinnecta, empresa de inteligência de dados especialista na fidelização e rentabilização de clientes a partir da recomendação de ações para maximizar o lifetime value. A transação, de valor não revelado, permitirá que a Matera complemente seu portfólio de produtos com soluções baseadas em inteligência artificial.

“A IA sem dúvida nos ajudará a impulsionar melhorias para nossos clientes, e, com a Cinnecta como o braço oficial dessa tecnologia na Matera, agregaremos ainda mais valor aos nossos produtos. Juntos, com nossos talentos e tecnologia, ampliaremos nossas capacidades”, afirma Carlos André Guimarães, presidente do conselho de administração da Matera, em nota. 

Segundo o executivo, a união de forças entre as empresas permitirá que a Matera forneça insights que se traduzem em superpoderes para bancos, fintechs e empresas de diversos segmentos que desejam oferecer serviços financeiros completos. “Quando aplicadas de maneira eficaz, essas ferramentas possibilitam um ótimo crescimento e retenção de vendas, o que é fundamental em se tratando de serviços financeiros”, pontua.

Com sede em Belo Horizonte (MG) e cerca de 50 profissionais, a Cinnecta atende instituições líderes em setores como varejo, seguros e serviços financeiros. Os irmãos Eduardo e Ricardo Ferreira, cofundadores da companhia, permanecem na gestão após a aquisição e, como as empresas possuem clientes em comum, a expectativa é que a integração seja tranquila.

“Estamos totalmente alinhados com a visão da Matera para o mercado no Brasil e sua expansão nos EUA. Este é um momento incrivelmente empolgante para se juntar à empresa, com a Matera avançando em novos territórios. Isso representa uma oportunidade de aplicar nossa tecnologia para transformar uma indústria. Um marco para nossa equipe e clientes. Estamos animados para essa nova fase”, afirma Eduardo Ferreira.

Em comunicado ao mercado, a Matera revelou que passou cerca de um ano analisando as oportunidades de mercado para alinhar-se a um provedor de soluções de IA que compartilhasse da mesma visão e valores. A aquisição reforça o compromisso da empresa em fornecer aos clientes insights estratégicos para suas operações, principalmente no que diz respeito à fidelização dos usuários e possibilidade de expansão de sua receita.