M&A

Neogrid compra 100% de duas startups numa tacada só

Empresa catarinense antecipou opção de compra da totalidade da Predify, de IA para precificação, e da Horus, de dados para varejo

Neogrid
Neogrid. Crédito: divulgação

Nada como começar o ano com boas compras. No caso da Neogrid, empresa catarinense de software para indústria e cadeia de suprimentos, foram duas de uma vez. A companhia antecipou a sua opção de compra e anunciou a aquisição de 100% das startups Predify e Horus, empresas em que ela já tinha participação, mas que agora foram totalmente absorvidas pela multinacional.

Segundo reportou o site Baguete, as duas aquisições aconteceram com pagamento parcial à vista e saldos a pagar baseados em metas, que serão apurados e pagos, se devidos, ao longo dos próximos dois anos.

As compras são um passo adicional a movimentos que a Neogrid já tinha realizado em 2021, no rastro de uma captação de R$ 486 milhões em sua oferta de ações na B3. Na época, a companhia havia adiantado que pretendia usar o dinheiro para crescer, via aquisições.

No caso da paulista Predify, ela já tinha adquirido o controle da startup em dezembro daquele ano, pagando R$ 4,3 milhões por 51,1% da empresa. Na época, em entrevista ao Startups, a companhia afirmou que as aplicações de IA para inteligência de preços teriam sinergias com outros negócios da empresa, como a Smarket (gestão de promoções) e Arker (gestão de orçamentos comerciais).

De acordo com dados divulgados pelo jornal O Município Joinville, a compra da Predify envolveu uma capitalização do mútuo no valor de R$ 2.589.024 e uma parcela à vista de R$ 2.446.164. Ainda está previsto um pagamento de até R$ 5,5 milhões em duas parcelas anuais, de acordo com o atingimento das metas, no encerramento de 2024 e 2025.

A Horus, por sua vez, entrega uma solução de análise de dados de milhares de compras no varejo, compilando informações como preços, produtos, marcas, categorias, volume, presença no ponto de venda, e hábitos de compradores, com o objetivo de gerar insights acionáveis para indústria e varejistas. Com esta solução, a companhia conquistou clientes como Coca-Cola, Heineken, L’Oréal e P&G.

Neste novo negócio com a Neogrid, a Horus levou R$ 2 milhões à vista, e tem direito a mais uma parcela de até R$ 2 milhões após o cumprimento de metas. Em 2021, a a Horus havia recebido um investimento de R$ 7 milhões da Neogrid por 24% do negócio.