M&A

Perplexity compra Invisible e amplia aposta em agentes de IA

Recém-avaliada em US$ 18 bilhões, a Perplexity é considerada uma das principais candidatas a desafiar o domínio do Google nas buscas online

Leitura: 3 Minutos
Logos da Invisible e da Perplexity
Logos da Invisible e da Perplexity (Foto: Divulgação)

A Perplexity, plataforma de busca que usa inteligência artificial para analisar conteúdo da web e gerar respostas, acaba de adquirir a Invisible, startup especializada em infraestrutura para agentes de IA. O valor da transação não foi divulgado.

“A Invisible vai nos ajudar a escalar a infraestrutura do Comet [navegador nativo da Perplexity] de forma segura e confiável, tanto para consumidores quanto para empresas”, escreveu o CEO da Perplexity, Aravind Srinivas, em uma postagem nesta terça-feira (5).

Em seu site, a Invisible afirma ter como missão aproveitar o poder dos agentes de IA para transformar o mundo digital, com atuação em qualquer setor. A empresa criou uma plataforma que organiza diferentes agentes especializados para executar tarefas e resolver problemas complexos que antes dependiam exclusivamente de humanos.

“A Perplexity compartilha nossa convicção”, disse a Invisible em nota oficial. “Hoje, estamos unindo forças. Firmamos um acordo para sermos adquiridos pela Perplexity com o objetivo de construir o futuro da infraestrutura para agentes de IA”, completou.

A aquisição acontece pouco depois de a Perplexity reforçar o caixa com uma nova rodada de investimentos. Em maio, a CNBC reportou que a empresa estava levantando US$ 500 milhões em uma captação liderada pela gestora de venture capital Accel, o que avaliava a startup em US$ 14 bilhões. Dois meses depois, o Financial Times informou que novos investidores aportaram um cheque adicional, elevando o valuation da Perplexity para US$ 18 bilhões.

Fundada há três anos, a Perplexity é considerada uma das principais candidatas a desafiar o domínio do Google nas buscas online. Recentemente, a startup lançou o Comet, seu navegador com IA voltado para assinantes premium. O sistema atua como um agente digital, seguindo comandos de voz e texto para realizar tarefas como fazer compras, resumir feeds de redes sociais e enviar e-mails.

Em abril, o CEO da Perplexity afirmou ao Financial Times que a empresa já atendia cerca de 30 milhões de usuários – um número significativo, mas ainda distante dos bilhões que utilizam o Google. A receita anualizada da startup saltou de US$ 35 milhões, em agosto do ano passado, para US$ 150 milhões em julho de 2025.