A holding de tecnologia Prosus, controladora do iFood, anunciou nesta segunda-feira (23) a aquisição da agência de viagens online argentina Despegar, que no Brasil opera como Decolar, por US$ 1,7 bilhão.
Com a transação, a Prosus reforça sua estratégia de expansão na América Latina, ampliando sua atuação para mais de 100 milhões de clientes nos setores de e-commerce, viagens e serviços financeiros na região.
“Esta aquisição é uma demonstração clara da nossa estratégia de construir valor criando um ecossistema de alta qualidade de negócios complementares”, afirma Fabricio Bloisi, CEO do Grupo Prosus, em comunicado oficial. Este é o primeiro grande movimento estratégico de Fabricio Bloisi como CEO da Prosus, posição que ele assumiu em maio de 2024.
“A Decolar é uma empresa altamente lucrativa, com uma posição de mercado atraente e uma equipe de gestão experiente – tornando-a uma adição natural à nossa presença na América Latina. Vamos acelerar o crescimento da Decolar alavancando os extensos pontos de contato com o cliente dentro do nosso portfólio, juntamente com nossa expertise operacional e capacidades avançadas de IA”, pontua Fabricio.
A Prosus vai pagar US$ 19,50 por ação da Despegar, representando um prêmio de 33% em relação ao preço de fechamento das ações em 20 de dezembro de 2024. A operação já foi aprovada pelo conselho de diretores da Despegar e segue agora para votação dos acionistas.
Damián Scokin, CEO da Despegar, celebrou a transação como um “desenvolvimento empolgante” que entrega valor significativo aos acionistas e abre novas perspectivas de crescimento. “A transação representa um valor significativo para nossos acionistas, e estou convencido de que a Prosus é a parceira ideal para impulsionar nossa próxima fase de crescimento”, destaca.
Para os clientes da Decolar, a aquisição significa acesso a um portfólio expandido de serviços, melhores experiências, maiores benefícios de fidelidade e soluções mais completas, adaptadas às suas necessidades. “A Prosus tem um histórico comprovado de construção de negócios de tecnologia líderes em todo o mundo, e seu profundo conhecimento do ecossistema latino-americano os posiciona de forma única para impulsionar nossa próxima fase de crescimento”, conclui.
A aquisição também visa gerar sinergias com outros negócios da Prosus na região, como o iFood, líder em entrega de comida na América Latina, e a Sympla, uma das principais plataformas de eventos.
“Este investimento servirá como um exemplo poderoso de como podemos construir valor integrando negócios em nosso ecossistema, impulsionando crescimento, inovação e impacto duradouro”, acrescenta Fabricio Bloisi.
Fundada em 1999 na Argentina, a Decolar opera em mais de 19 mercados latino-americanos e é a principal agência de viagens online da região. Em 2023, a empresa processou mais de 9,5 milhões de transações, gerando US$ 5,3 bilhões em reservas brutas, US$ 706 milhões em receita e um EBITDA reportado de US$ 116 milhões.
A conclusão da transação está prevista para o segundo trimestre de 2025, sujeita à aprovação dos acionistas da Decolar e à obtenção das autorizações regulatórias necessárias. A aquisição será financiada com recursos de caixa da Prosus.
A operação contou com o apoio do Morgan Stanley como consultor financeiro exclusivo da Prosus, e do escritório Davis Polk como assessor jurídico. Já a Decolar foi assessorada pelo Goldman Sachs como consultor financeiro exclusivo do comitê de transações, e pelo escritório A&O Shearman na área jurídica.