No começo do ano, a Sankhya falou em primeira mão para o Startups que tinha novas aquisições para anunciar este semestre – e a primeira delas acabou de chegar. A companhia mineira de ERP comprou, por um valor não divulgado, a ASIS, especializada em soluções de gestão tributária.
Com o negócio, 6º M&A desde que levantou R$ 425 milhões com o fundo soberano de Singapura (GIC), o plano da Sankhya é incorporar as capacidades da “tax tech” de forma nativa em seu sistema de ERP.
Mesmo após ter sido comprada, a ASIS continuará operando de forma independente, com seus executivos à frente do negócio, aproveitando os recursos e a expertise da Sankhya para expandir sua atuação e lançar novas soluções no mercado.
Com clientes no Brasil, a ASIS conta com cerca de 60 colaboradores e atende aproximadamente mais de mil empresas, e aproximadamente 2500 escritórios contábeis via integração com sistemas de parceiros.
“A inclusão da ASIS em nosso portfólio significa uma melhoria expressiva na automação fiscal, ajudando as equipes a fechar negócios com mais eficiência e proporcionar uma experiência mais fluida para nossos clientes, o que nos impulsiona em direção aos nossos objetivos com a tese do EIP, que é uma plataforma de inteligência empresarial, agregado a inteligência e dados de mercado”, explica André Britto, CFO do Grupo Sankhya, em nota.
No comunicado sobre a aquisição, a Sankhya destacou que a plataforma da ASIS, chamada Kolossus, agregará ao ERP da companhia capacidades como mapeamento das alíquotas tributárias conforme variáveis específicas, identificando erros na tributação e atualizando as informações em tempo real na base de dados dos clientes.
“Com a aquisição da empresa pela Sankhya, a expectativa é que ambas as empresas se beneficiem das sinergias geradas pela união de suas tecnologias e conhecimentos. Enquanto a Sankhya fortalece sua oferta ao incorporar as soluções de gestão tributária da ASIS em seu portfólio, a companhia expandirá sua base de clientes e proporcionará uma jornada ainda mais positiva para o mercado”, analisa Ulisses Brondi, CEO da ASIS, em nota.
Seguindo o plano
A empresa não entrou em detalhe nos números em relação à sua compra mais recente, mas não é difícil supor que este é mais um passo na estratégia agressiva que crescimento que a Sankhya traçou, de olho em uma meta de faturamento de R$ 1 bilhão até o fim de 2025.
Após estimar um faturamento de R$ 400 milhões em 2023, o plano da empresa é dobrar este número para 2024, diminuindo a distância em relação ao seu mais parrudo concorrente nacional no mercado de ERPs – a multibilionária TOTVS.
Entretanto, com o cheque do GIC ainda na conta, a companhia está disposta a manter sua máquina de aquisições ligadas para acelerar este crescimento. Em entrevista ao Startups em fevereiro, o CEO Felipe Calixto estima que R$ 250 milhões ainda serão adicionados à receita da companhia em breve com a aquisição de negócios externos. Para este ano, especificamente, um dos grandes objetivos é adquirir uma empresa que traga cerca de R$ 100 milhões em receita.
Hoje, fazem parte do grupo as empresas Neppo (atendimento), PontoTel (gestão de ponto), Ploomes (gestão do pipeline de vendas), Meetime (conversão de leads) e Mindsight (recrutamento e seleção). Segundo Felipe, elas crescem em média de 50% a 60% por ano depois que entram no ecossistema.
Em 2020, a Sankhya captou R$ 425 milhões do fundo soberano de Singapura, o GIC (Government of Singapore Investment Corporation) e tem usado boa parte dos recursos nas operações de M&A. As aquisições são uma vertical importante do negócio, já que sozinha a Sankhya tem crescido em média 28% ao ano. Como grupo, incluindo as investidas, cresce 35%.