M&A

Sankhya mantém ritmo de aquisições e leva HRTech Mindsight

É o 5º M&A da empresa de ERP desde megarodada com o GIC, e ela não deve parar por aí

Sankhya
Sankhya. Crédito: divulgação

Quando falamos de empresa nacional de ERP que está investindo alto em aquisições para crescer no mercado, qual nome vem à sua mente? Totvs. Sim. Mas se você respondeu Sankhya, você também acertou. Aliás, a companhia acabou de anunciar uma nova aquisição: por um valor não divulgado, ela comprou a Mindsight, HRTech paulistana de Software as a Service (SaaS) focada em gestão de pessoas.

Este é o segundo M&A da empresa em 2023, e o quinto que ela realiza desde a rodada de R$ 425 milhões que levantou junto ao fundo soberano de Singapura, o GIC. Quanto à parte de recursos humanos (HCM) essa é a primeira aquisição do ano – a outra compra da companhia nesta vertical foi em 2021, quando levou a HRTech PontoTel, especializada em ponto eletrônico.

“Em nossas duas últimas aquisições, Ploomes e Meetime, focamos em melhorar nosso braço de vendas e de performance comercial, que eram soluções que não tínhamos. Agora voltamos a uma frente que sempre fez parte de nossa estratégia de expansão, que é a de HCM”, explica o CFO da Sankhya, André Brito, em entrevista ao Startups.

Com a compra da Mindsight, a Sankhya adiciona ao seu portfólio funcionalidades como recrutamento e seleção, people analytics, avaliação de desempenho, performance e pesquisas internas, uma camada bem além das funcionalidades de ponto e de folha de pagamento que a companhia oferece atualmente aos RHs.

“Era uma demanda antiga de vários clientes, que queriam ver estas funcionalidades integradas ao ERP, mas tinham que fazer isso com soluções de fora”, pontua André. Segundo ele, a solução da Mindsight deverá ser totalmente integrada à plataforma da Sankhya, mas também será oferecida de forma separada, funcionando também como uma oportunidade de cross-sell para o ERP e outras soluções da companhia.

Segundo destaca a própria Sankhya, o grande diferencial da Mindsight é a entrega de inteligência de negócios por meio de data analytics, principalmente, com o Cognitive Software. Trata-se de um sistema desenvolvido totalmente com tecnologia nacional que otimiza processos, de ponta a ponta, da contratação até o desligamento do colaborador, utilizando análises e insights de forma preditiva.

Atualmente, a Mindsight conta com mais de 100 colaboradores e cerca de 400 clientes no Brasil e América Latina, em diversos setores, incluindo nomes como XP, Grant Thorthon, iFood, Suzano, Stone, Energisa, Itaú, Azul, Machado Meyer e Ri Happy.

“Estamos muito felizes com essa parceria entre a Mindsight e a Sankhya, pois há muita sinergia entre os negócios e propósitos das duas empresas”, comenta Thaylan Toth, fundador e CEO da Mindsight. “Juntos, ganharemos ainda mais força na capilaridade, reforçando o nosso posicionamento no mercado de Gente e Gestão com uma oferta bastante poderosa e competitiva”, complementa Toth, em nota.

Atingindo metas

Segundo o CFO da Sankhya, a compra da Mindsight adiantou a meta prevista pela companhia para o fim deste ano, que era bater R$ 400 milhões em faturamento. “Além do crescimento orgânico, aquisições também são uma parte essencial para bater essa meta”, pontua André. Até 2025, os planos da companhia são ainda mais ambiciosos: atingir R$ 1 bilhão em receita.

André Britto, CFO da Sankhya (Crédito: divulgação).
André Britto, CFO da Sankhya (Crédito: divulgação).

No ano passado, a Sankhya obteve um faturamento bruto de R$ 294 milhões, um crescimento de 43% sobre o faturamento bruto de 2021. No primeiro trimestre de 2023 bateu o recorde de faturamento esperado para o período, com um aumento de 44% em sua receita recorrente, que já representa 83% do faturamento total da companhia.

Falando em crescimento inorgânico, desde que recebeu o aporte do GIC, a Sankhya não se acanhou em ir às compras – são cinco desde a rodada. Em 2021, a companhia comprou a Neppo Tecnologia, de tecnologias omnichannel. Já no ano passado, ela adquiriu a já citada PontoTel e a Ploomes, primeiro investimento na área de CRM e inteligência de negócios. O investimento nesta última frente foi intensificado há poucos meses com a compra da Meetime, especializada em soluções de sales engagement.

Segundo André, o plano de expandir o ecossistema de soluções em torno do ERP Sankhya via meios inorgânicos segue ativo. “O pipeline tá aquecido, e já estamos com conversas avançadas para anunciar uma possível aquisição no primeiro semestre de 2024”, adianta o executivo, apontando direções em que a empresa está olhando.

“Tanto na parte de business performance quanto em HCM, tem alguns nichos que podemos complementar, mas também em parte de fintech, tem oportunidades que podemos aproveitar para o ERP”, revela.

Quanto ao caixa para fazer mais compras, André também destaca que a Sankhya está em um bom momento, com a operação gerando caixa e com o cheque do GIC ainda rendendo para assinar futuros cheques. “Estamos com fôlego para algumas aquisições em 2024 e 2025, sem a necessidade de levantar capital”, finaliza.