A Semantix, deep tech brasileira que no ano passado se tornou uma empresa de capital aberto na Nasdaq, voltou às compras. A empresa anunciou a aquisição de mais uma healthtech – a ATSaúde.
Segundo destacou a Semantix em nota enviada ao Startups, a compra de valor não divulgado faz parte do plano estratégico da empresa em expandir suas ofertas e presença na indústria de Healthcare & Life Science no Brasil, mais especificamente na indústria farmacêutica.
No comunicado, a companhia destacou que a plataforma da ATSaúde será integrada à uma nova solução da companhia, chamada Data Marketplace, que usará os recursos SaaS de Big Data da Semantix para entregar insights e pontos de dados sobre o sistema de saúde brasileiro e a indústria farmacêutica.
“Acreditamos que os produtos, experiência e conhecimento da indústria farmacêutica da ATSaúde serão inestimáveis para nós à medida que continuamos a desenvolver novos produtos e serviços. É importante destacar que esta aquisição está totalmente alinhada com nossa estratégia de roteiro de produtos”, pontua o CEO da Semantix, Leonardo Santos.
A compra da ATSaúde chega pouco mais de seis meses depois da companhia adquirir a Zetta Health Analytics, plataforma de análise de big data e inteligência artificial aplicada ao setor de saúde. Com o acordo, a companhia ampliou seu portfólio, lançando a SDP Data Platform for Health, para atender a indústria farmacêutica, seguradoras, hospitais, grandes empregadoras e corretoras de planos de saúde.
Balanço pós-IPO
Além da notícia da aquisição, a Semantix também divulgou nesta terça (28), seu primeiro balanço anual após ser uma companhia de capital aberto. No ano passado, a deep tech passou a ser listada na Nasdaq após uma fusão com a Alpha Capital, Companhia com Propósito Especial de Aquisição (mas você pode chamar de SPAC). O negócio colocou a empresa de análise de dados em uma avaliação de US$ 1 bilhão no mercado.
A companhia divulgou uma receita líquida de R$ 262 milhões, aumento de 24% sobre 2021, com o SaaS proprietário tendo um ganho líquido de 38% no faturamento. O lucro bruto teve um crescimento de 38% no ano a ano. Por outro lado, a perda de EBITDA ajustado em 2022 foi de R$ 69 milhões.
Com base nos números de 2022, a empresa fez as suas projeções para 2023, mirando um crescimento de 10% na receita total, com a receita do SaaS proprietário crescendo entre 40% a 50% em relação a 2022 – uma estimativa de R$ 75 milhões a R$ 80 milhões em faturamento.
Apesar da confiança no seu produto principal, a Semantix aproveitou para lançar outros novos produtos, além do Data Marketplace. A companhia também anunciou o lançamento de um conjunto de ferramentas agnósticas, projetado para simplificar o desenvolvimento, o treinamento e a implantação de aplicativos de IA para empresas.
“A Semantix está comprometida em fornecer soluções de ponta que capacitam as empresas a liberar todo o potencial de seus dados”, finaliza Leonardo.