
A aposta agressiva do SoftBank em IA continua a todo vapor – e agora o foco está em infraestrutura. A gestora de Masayoshi Son acabou de anunciar nesta segunda (29) um acordo definitivo para adquirir a DigitalBridge Group, gestora global de ativos alternativos focada em infraestrutura digital, por aproximadamente US$ 4 bilhões.
Conforme destacaou a própria DigitalBridge em comunicado no seu site, o deal envolve ativos como data centers, torres de telecomunicações, redes de fibra óptica e infraestrutura de edge computing. Pelos termos do acordo, o SoftBank adquirirá indiretamente todas as ações em circulação da DigitalBridge por US$ 16,00, em dinheiro.
O valor representa um prêmio de 15% sobre o preço de fechamento da ação em 26 de dezembro de 2025 e de cerca de 50% em relação à média de preço não afetada dos últimos 52 semanas, apurada em 4 de dezembro de 2025.
A aquisição se insere diretamente na ambição do fundador e CEO do SoftBank, Masayoshi Son, de transformar o grupo em um dos principais provedores globais de plataformas para a chamada Artificial Super Intelligence (ASI). Segundo a companhia, alcançar essa visão exige não apenas avanços em modelos de IA, mas também investimentos massivos na infraestrutura necessária para treinar, operar e escalar esses sistemas em nível global.
“À medida que a IA transforma indústrias ao redor do mundo, precisamos de mais capacidade computacional, conectividade, energia e infraestrutura escalável”, afirmou Masayoshi Son, chairman e CEO do SoftBank Group. “A DigitalBridge é líder em infraestrutura digital, e essa aquisição fortalece a base para data centers de próxima geração voltados à IA, além de acelerar nossa visão de nos tornarmos um provedor líder de plataformas de ASI”, destacou o CEO, em comunicado.
Fundada com foco exclusivo em ativos digitais, a DigitalBridge construiu um portfólio diversificado em infraestrutura crítica para a economia digital. Com presença global, a empresa deve ampliar a capacidade do SoftBank de originar, financiar, operar e escalar projetos de infraestrutura voltados ao avanço da IA.
Para Marc Ganzi, CEO da DigitalBridge, o acordo ocorre em um momento singular do mercado. “A construção de infraestrutura para IA representa uma das maiores oportunidades de investimento da nossa geração”, disse.
“O SoftBank compartilha do nosso DNA como construtor e investidor de longo prazo. Sua visão, força de capital e rede global nos permitirão acelerar nossa missão, investir com um horizonte mais longo em nome de nossos investidores e atender melhor as principais empresas de tecnologia do mundo à medida que elas escalam suas ambições em IA”, completou Marc, em nota.
O fechamento da operação ainda depende de aprovações regulatórias e de outras condições usuais de mercado, e está previsto para ocorrer no segundo semestre de 2026.