
A Starian tem cerca de seis meses de existência desde que “spinoffou” da Softplan. Desde então, já fez megarodada, fez M&A e agora já anunciou uma nova aquisição para o portfólio. Por um valor não divulgado, a empresa comprou a gaúcha Contato Seguro, desenvolvedora de uma plataforma para denúncia corporativos (whistleblowing software).
Segundo destacou a empresa catarinense em nota, o plano com M&A é fortalecer a estratégia de ecossistemas de SaaS vertical, agora com uma frente dedicada a softwares de governança e compliance.
A vertical de Governança e Compliance será liderada pela Contato Seguro, atuando ao lado das unidades da Indústria da Construção (Ecossistema Sienge), Inteligência Legal (Ecossistema Projuris) e Eficiência Operacional (Checklist Fácil e Runrun.it).
A partir da Contato Seguro, a nova vertical já nasce com 3 mil clientes e reúne tecnologia própria, multicanais de atendimento, IA generativa para análise de relatos, além de serviços complementares como suporte de psicólogos-ouvidores, advogados, relatórios gerenciais em tempo real e integrações únicas no mercado.
Com 17 anos de mercado e CAGR em torno de 35% nos últimos três anos, a Contato Seguro projeta encerrar 2025 com receita líquida acima de R$ 65 milhões, um aumento de 39% em relação ao ano anterior.
“A liderança consolidada da empresa, aliada ao crescimento do mercado impulsionado por novas exigências legais, sustentou nossa decisão. A solução usa Inteligência Artificial aplicada de forma alinhada ao nosso pilar de operar como uma companhia IA First e amplia competências das verticais atuais”, conta Ionan Fernandes, CEO da Starian.
Além disso, segundo Alex Anton, CSO da Starian, a nova frente de compliance já nasce com grande sinergia com outras verticais. “A nova adquirida chega à companhia tendo 18% da sua base de clientes em comum com as demais soluções do portfólio”, explica.
Crescimento agressivo
A compra da Contato Seguro é o segundo movimento de M&A da Starian desde a sua criação em junho, quando o Grupo Softplan resolveu dividir suas operações para o segmento público (Softplan) e mercado privado (Starian).
Em conversa com o Startups na época do lançamento da empresa, o CEO Ionan Fernandes destacou que para 2025 o plano da nova marca é chegar a R$ 530 milhões em receita, baseado em soluções dedicadas ao setor de construção. A Starian já nasceu atendendo cerca de 16 mil empresas – e a meta até o fim de 2025 é bater a marca de 20 mil.
Desde então, a companhia já levantou R$ 640 milhões com a General Atlantic e, dias depois, comprou (também por um valor não revelado) a Anapro, solução voltada ao mercado imobiliário até então pertencente ao Grupo OLX. Com as duas aquisições, a empresa adicionou a sua base cerca de 4 mil novos clientes.