
A UAUBox, beautytech de assinatura de caixas de beleza, acabou de adicionar mais uma marca ao seu portfólio. A startup acabou de fechar a aquisição da Experimentaí, startup que tem se destacado como uma plataforma de amostragem de produtos para consumidores finais.
O valor da transação não foi divulgado, mas de acordo com a UAUBox, o modelo de negócio da empresa adquirida tem tudo para se encaixar na tese maior da empresa, se posicionando não apenas como uma marca de assinatura de produtos próprios, mas focando em um ecossistema maior junto a outras marcas de beleza e wellness.
“Queremos colocar a Experimentaí, como um braço que nos permitirá ser esse parceiro de experimentação para as marcas. Estamos investindo na parte de afiliados, e a questão da experimentação é muito importante nessa frente. Tudo isso se junta e se complementa dentro de uma visão de ecossistema”, explica Guilherme Brunhole, cofundador e presidente do Conselho do Grupo UAU.
Fundada pelos estudantes da Link School Francisco Prado, Lars Kunath e Cauã Gonzatto, a Experimentaí tem pouco mais de um ano de operação, mas neste curto tempo já faturou R$ 1 milhão, entregou cerca de 100 mil produtos e firmou parcerias com mais de 90 marcas, atraindo interessados com sua mistura de produtos de bem-estar (fitness e beleza) com uma assinatura no estilo mystery box.
Além da entrega física de boxes mensais, a startup desenvolveu uma metodologia própria para captar e organizar percepções dos usuários, transformando cada envio em uma oportunidade de geração de dados acionáveis para marcas em crescimento. Essa abordagem permitiu à empresa atuar não apenas como canal de distribuição, mas também como plataforma de validação de produtos e coleta de insights de consumo.
“Cada caixa é uma surpresa para os consumidores, então é uma marca que tem apelo social, totalmente Tik Tok. Além disso, conta com uma comunidade ativa de cerca de 30 mil membros, que participam regularmente de ações de engajamento e cocriação”, explica Guilherme.
Segundo o executivo, a Experimentaí chega para trazer algo novo e atrair um público diferente. “A UAUBox é mais personalizada, a Scarlett tem produtos fixos e de maior valor agregado. Com a Experimentaí queremos fazer um pouco dos dois, com produtos âncoras em cada edição, mas com surpresas que tragam qualidade e surpreendam positivamente os assinantes”, explica.
Outro ponto trazido por Guilherme é que, com o produto da Experimentaí, a UAUBox quer expandir para além dos produtos próprios, trazendo marcas parceiras para aproveitar o apelo das mystery boxes da Experimentaí para alcançar um público maior, especialmente em produtos mais voltados a wellness e fitness. “Teremos um foco muito grande em marcas novas que hoje não estão na UAU“, pontua.
Ajustes finos
Com a aquisição, a estrutura da UAUBox – com dois centros de distribuição – cuidará da logística da Experimentaí, que antes era terceirizada. Entretanto, a compradora tem planos de fazer ajustes finos na startup comprada antes de relançá-la dentro de seu ecossistema.
“Eles ainda têm uma estrutura enxuta, com apenas quatro pessoas. Então estamos trazendo eles para dentro, vamos reestruturar a operação e fazer um relançamento para escalar da forma certa”, explica o cofundador da UAUBox, destacando que faz parte do plano focar em marketing para reforçar a presença da Experimentaí como uma marca social, de olho em potenciais consumidores Gen Z.
Com essa estratégia, a chegada da Experimentaí é vista como algo que vai gerar resultados nos negócios da UAUBox só a partir de 2026. Para este ano, o plano da companhia é crescer cerca de 2,2 vezes, chegando a uma receita de R$ 50 milhões, isso sem contar as novas investidas na Experimentaí ou do programa de afiliados que está em implementação.
“Se eles faturaram R$ 1 milhão em um ano, com a nossa força acho que tranquilamento dobrar esse valor. Mas o foco é e estabelecer e conquistar um nicho diferenciado, pelo menos esse ano”, finaliza.