Vela LatAm, da Constellation, aposta em mobilidade com aquisição da Gaudium | Foto: Canva
Vela LatAm, da Constellation, aposta em mobilidade com aquisição da Gaudium | Foto: Canva

Sabemos que no Brasil, quando o assunto são apps de carona e delivery de comida, existem os campeões do momento. Entretanto, no interior e em regiões onde os gigantes não atendem tão bem, pequenos players têm conquistado seu espaço. É o caso da Gaudium, que agora tem o respaldo de uma gigante global: a Vela LatAm, braço latino-americano da canadense Constellation, acabou de adquirir a empresa carioca. O valor do deal não foi divulgado.

Entretanto, a Gaudium não é um app de delivery nem de carona como iFood ou Uber. O que ela oferece é um SaaS (chamado Machine) para que pequenas cooperativas ou startups ofereçam soluções regionalizadas – e agora debaixo do “guarda-chuva” da Vela LatAm, o plano da companhia é expandir ainda mais essa presença.

Segundo Vinícius Guahy, coordenador de conteúdo e comunidade da Gaudium, em cerca de dez anos de operação a companhia já atendeu “milhares de pequenos negócios” com sua solução, transacionando cerca de 500 milhões de corridas e entregas pela sua plataforma.

“Nossa força está em cidades de pequeno e médio porte, mas em alguns mercados específicos atendemos marcas líderes”, explica Vinícius, citando o app Urbano Norte, que atende cerca de 2 milhões de usuários na região norte e centro-oeste.

Com a entrada na Vela Latam, a expectativa é ampliar investimentos em produto e fortalecer ainda mais sua presença em cidades de 50 mil a 500 mil habitantes. Sem abrir números das metas estabelecidas, Vinícius afirma que a prioridade é evoluir tecnologia e expandir geograficamente. “Temos 5.570 municípios no país. Tem muito espaço para crescer”, destaca.

Uma das principais apostas para a Gaudium é em seu braço de delivery para restaurantes, produto que ganhou tração a partir da pandemia e hoje já responde por boa parte da operação da companhia. Segundo Vinícius, a bem da verdade a solução da Gaudium não oferece uma concorrência completa ao iFood, pois fica apenas na parte logística.

““Para muitos restaurantes, é muito mais vantajoso ficar só no marketplace (do iFood). O iFood gera demanda, mas a entrega é trabalhosa e cara para eles”, diz Vinícius. Nos apps que rodam na plataforma da Gaudium, cerca 70% das entregas do marketplace já são feitas por entregadores fora da rede iFood, segundo ele.

Uma nova vertical

Para a Vela LatAm, a compra da Gaudium marca a entrada em uma nova vertical – a de mobilidade urbana. É a 22ª adição ao portfólio da subsidiária da Constellation (com 19 empresas brasileiras, duas na Colômbia e uma no Chile).

Segundo Fernando Liberato, CRO da Vela, o interesse na Gaudium segue uma tese simples: apostar em soluções especializadas em mercado bem específicos. “Toda vez que é mercado vertical, a gente tem interesse. Não é muito a cara da nossa tese uma solução genérica que serve para todo mundo”, destaca.

Em 2025, a Vela LatAm se manteve movimentada, chegando à cinco aquisições com o deal da Gaudium. O mais recente foi a compra de 100% da Pixeon, empresa de tecnologia para a área de saúde, em um negócio que rendeu o exit para as investidoras Riverwood Capital e Oria.

Perguntado sobre perspectivas de novas aquisições no próximo ano, Fernando afirmou que afirma que o momento segue favorável para novas aquisições. Depois das compras realizadas em 2025, a Vela projeta manter — ou até ampliar — esse ritmo em 2026. “Imaginamos continuar no mesmo ritmo ou acelerar. Tem pipeline para isso”.