EXCLUSIVO

Yooga compra Kuppi para clientes dependerem menos do iFood

Com a aquisição, a startup de gestão para pequenos restaurantes agrega recursos de atendimento e pedidos via WhatsApp

Founders da Yooga (o CEO Vinicius ao centro) e da Kuppi juntos na sede da Yooga em Vitória/ES | Divulgação
Founders da Yooga (o CEO Vinicius ao centro) e da Kuppi juntos na sede da Yooga em Vitória/ES | Divulgação

Colocar o WhatsApp como um importante canal de geração de vendas e reduzir a dependência dos restaurantes com o iFood nos pedidos online. Com essa ideia em mente, a Yooga, startup capixaba de gestão para o food service, acaba de comprar a Kuppi, plataforma de atendimento e vendas no WhatsApp.

A aquisição, cujo valor e formato não foram divulgados, representa um movimento estratégico da Yooga para se consolidar como uma plataforma completa que não apenas organiza a gestão dos restaurantes, mas também impulsiona suas vendas.

“Essa aquisição nos permite avançar com a promessa de ajudar o restaurante a vender mais, sem depender exclusivamente dos marketplaces. Vai vender no iFood, é claro, mas também vai vender muito pelo WhatsApp“, afirma Vinicius Melo, CEO da Yooga.

Em conversa exclusiva com o Startups, Vinicius destaca que a aquisição da Kuppi fortalece a Yooga como parceira estratégica do crescimento dos restaurantes, oferecendo uma alternativa para ampliar as receitas além das plataformas tradicionais de delivery – o que segundo o CEO, já era uma demanda dos próprios estabelecimentos.

“O que a gente percebeu é que pode integrar o WhatsApp às informações que já estão no ERP, estimulando a recompra. Muitos restaurantes tentavam antes vender pelo WhatsApp, mas sem inteligência embarcada e sem uma boa experiência no pedido, que é onde o iFood consegue se diferenciar”, explica o CEO. “Com a Kuppi, restaurantes conseguiram aumentar, em média, suas vendas via WhatsApp em 55%, disparando campanhas diretamente para os clientes”, completa.

Integração e planos

Com a aquisição, Matheus Nager (CEO), Rodrigo Belém (CPO) e Ery Maciel (CTO), fundadores da Kuppi, passam a integrar o time da Yooga e seguem à frente do desenvolvimento de soluções de automação e vendas.

“Combinar nossa expertise de expansão de canais com a solidez da Yooga em gestão vai mudar o jogo para muitos restaurantes no Brasil”, afirma Matheus Nager.

Do lado da Yooga, o M&A faz parte de uma estratégia maior para diversificar sua atuação e criar novas avenidas de crescimento. “Conseguimos entregar um resultado legal no último ano, reorganizamos nossa estratégia para crescer em frentes em que não atuávamos tanto, como geração de demanda para clientes e meios de pagamento”, afirma o CEO.

A estratégia de diversificação já está trazendo resultados concretos: “Quase 15% da receita total da empresa em 2024 já veio dessa diversificação. Colocamos novas teses na rua, validamos com clientes e já colhemos os primeiros resultados”, reforça Vinicius.

A aquisição da Kuppi também impactou positivamente a base de clientes da Yooga, que cresceu 15% após a integração da startup. Embora a empresa não tenha divulgado seus números atuais, na última rodada de captação de recursos, realizada em 2023, a Yooga atendia 6 mil restaurantes e tinha um ARR (Receita Anual Recorrente) de R$ 15 milhões.

O que vem pela frente

Antes de ser adquirida, a Kuppi chegou a captar investimentos. Em 2022, a empresa levantou R$ 2 milhões com investidores-anjo e com a gestora Niu Ventures, de Ronaldo Barreto, Reinaldo Normand e Paul Bragiel.

A Yooga também fez seus movimentos para reforçar o caixa. A empresa captou, no fim de 2023, uma rodada de US$ 2,3 milhões liderada pela SaaSholic. Segundo Vinicius, foi um aporte que ajudou a empresa a colocar sua estratégia nos trilhos e desenhar um plano de crescimento a partir de aquisições.

“Hoje temos uma área dedicada a construir um pipeline de M&A, olhando estrategicamente com essa intenção de expandir e criar novas oportunidades de receita”, pontua o CEO da Yooga.

Segundo Vinicius, a companhia está gerando caixa para bancar um plano de fusões com as próprias pernas, mas não descarta a busca de uma nova rodada para acelerar seu cronograma.

Além do foco em crescimento inorgânico, a companhia tem planos de ir além do inside sales para “atacar” mais praças – atualmente, a empresa tem presença em 1,8 mil municípios. “Agora vamos mais para a rua, participando de eventos e buscando ativamente mais clientes em regiões estratégicas”, finaliza.