Já noticiamos diversos projetos de crowdfunding aqui no Startups, de empresas com os mais variados planos para escalar seus negócios no mercado nacional e América Latina. Contudo, uma martech norte-americana está recorrendo à uma plataforma de financiamento coletivo para entrar no mercado brasileiro. Este é o caso da ARTdynamix, que abriu captação na DIVI.hub para financiar a abertura de sua operação comercial no país.
A companhia californiana desenvolve sistemas de gerenciamento de conteúdo, venda e marketing de artistas e organizações culturais (content management systems, ou CMS, como o WordPress) no mercado norte-americano. Ela atende instituições como Bank of America Performing Arts Center, Walt Disney Concert Hall e Lincoln Center. Com o financiamento, o plano é trazer sua suíte de soluções para os players deste setor no Brasil.
Para colocar este plano em prática, a companhia espera levantar R$ 600 mil em seu crowdfunding, oferecendo 60 mil DIVIs, tokens que representam uma fração do negócio. Segundo o diretor-executivo da martech no Brasil, Lincoln Otoni, a chegada ao mercado tupiniquim tem a missão ajudar organizações artísticas a construir sites e sistemas de marketing de nível empresarial a custos mais acessíveis.
“Isso ajuda a fomentar diretamente os setores, uma vez que ofertamos um ambiente altamente qualificado, mas de forma simplificada e intuitiva, sem que haja conhecimento prévio voltado para o universo da programação de sites. Com ARTdynamix, é possível integrar facilmente a venda de ingressos e a arrecadação de fundos no site de um artista ou organização, por exemplo”, explica o executivo em comunicado à imprensa.
A captação da ARTdynamix já opera dentro das novas regras da CVM, incluindo a possibilidade de negociação das cotas em ofertas secundárias, feature que a plataforma deve disponibilizar em breve. Para alcançar o sucesso, é necessário a captação de pelo menos dois terços do valor total – cerca de R$ 400 mil. Caso não ocorra, os investidores receberão o valor aportado de volta.
Para o CEO da DIVI.hub, Ricardo Wendel, uma captação de recursos para negócios iniciarem suas operações em outras praças é muito importante. No caso do ARTdynamix, ganha ares ainda mais fundamentais.
“Eles não estarão somente captando, eles engajarão toda uma comunidade que apoia e consome arte e entretenimento, tornando-se verdadeiros embaixadores da marca. Além de apoiarem a operação de um software que possibilitará a presença digital de artistas independentes e organizações com recursos escassos, eles terão benefícios exclusivos e retorno financeiro em cima da receita obtida”, explica Wendel em nota.