Winner takes it all. Poderia ser a canção do Abba, mas para o cofundador e CEO da BrandLovrs, se trata do objetivo da martech: o de ser o marketplace dominante quando as marcas querem buscar influenciadores digitais como parte de suas campanhas de marketing.
“Estamos em um ramo em que o vencedor leva tudo ou leva a maior parte do mercado, e estamos sendo extremamente agressivos para perseguir este objetivo”, dispara o CEO Rapha Avellar, com uma boa dose de marra carioca, em entrevista com o Startups.
A mais nova arma da BrandLovrs em sua ambiciosa missão tem um nome: com um lançamento cheio de pompa e circunstância, a la empresa do Vale do Silício, a companhia está colocando no mercado o Creator Ads, o que segundo o seu fundador, tem tudo para “revolucionar o mercado”.
Com o uso de inteligência artificial, automação avançada e um marketplace com mais de 200 mil creators cadastrados em seu aplicativo, o Creator Ads chega com o objetivo de fazer pelo marketing de influência o que ferramentas como Google Ads e Facebook Ads fez pela publicidade em sites.
“A nossa intenção com o Creator Ads, é trazer a eficiência da lógica da mídia programática para ajudar a escalar o marketing de influência, eliminando barreiras para que as marcas aumentem 10 vezes a aposta nessa mídia que é a mais poderosa da atualidade, em seus planejamentos”, explica Rapha.
Dos quase de R$ 80 bilhões investidos em mídia no Brasil, pouco mais de 2% são destinados a parcerias com creators, segundo dados da Kantar Ibope Media e Statista. Segundo Rapha, isso mostra como a dificuldade de escala e gestão de campanhas com criadores de conteúdo é um empecilho para que mais dinheiro seja investido neste tipo de marketing. “Essa falta de investimento tem causas claras, e nós endereçamos cada uma delas ao pensar o Creator Ads”, afirma Rapha.
IA no centro
Para sua nova ferramenta, Rapha explica que sua equipe mapeou a jornada das campanhas com influenciadores e fragmentou nas menores partes possíveis, para que tudo seja customizável”, explica Raphael. Entretanto, ele reconhece que, para um humano, gerenciar e revisar tudo isso pode mais atrapalhar do que ajudar. E é aí que a BrandLovrs “puxou a carta” da IA.
Para conectar marcas aos creators certos, a companhia criou uma ferramenta chamada Smart Match AI, que analisa em poucos segundos os mais de 200 mil perfis de creators cadastrados na plataforma, identificando aqueles que melhor se alinham aos objetivos da campanha e ao público-alvo desejado.
No centro de tudo, o campaign manager, uma suíte assemelhada às citadas ferramentas de Google Ads, só que aplicada às necessidades de executar e monitorar todas as iniciativas com creators.
Na ponta da entrega, mais IA. Para analisar a qualidade dos conteúdos produzidos, a Brandlovrs criou o GuardIAn, IA que analisa minuciosamente cada conteúdo enviado pelos creators, dando scores para o quanto eles estão de acordo com as diretrizes da marca e briefings.
“Isso garante que, por exemplo, se 7 mil vídeos foram feitos para uma campanha, se 6975 vídeos passaram pela IA, os outros 25 são bloqueados e não serão publicados”, explica Rapha.
Fechando o ciclo, a empresa também colocou uma parte própria de pagamento, o Creator Pay, uma solução que automatiza contratos e distribui os pagamentos aos influencers, com serviços financeiros como antecipação de recebíveis.
“Quanto mais fricção a gente tirar nesse mercado de marketing com influencers, mais receita e liquidez a gente traz para o negócio. Queremos entregar um produto em que fazer uma campanha com mil influencers seja simplificada e fácil de trabalhar como uma com cinco ou dez”, avalia o CEO.
Cobrindo as bases
Focada em cobrir todas as bases na jornada do marketing com influencers, a BrandLovrs rapidamente se tornou uma das marcas visadas por grandes marcas na hora de fazer campanhas com creators, atraindo clientes como Coca-Cola, Mercado Livre, Claro, L’Oréal, Amazon Prime Video, Magalu, Burger King, com campanhas com mais de cinco mil creators.
No lado dos influencers, a empresa tem números para demonstrar o crescimento – a base de creators cresceu 52% nos últimos seis meses e, a empresa, que está em seu segundo ano de operação, já realiza em média um pagamento por minuto para influenciadores e espera distribuir R$ 1 bilhão para criadores de conteúdo nos próximos quatro anos.
“Temos uma plataforma que provoca um efeito de rede virtuoso – a tecnologia entrega um melhor produto, que atrai mais clientes, que rende mais dinheiro, que atrai mais influencers para oferecer seus serviços. É muito difícil competir com o que estamos fazendo, até porque o que fazemos é algo muito difícil. Se você não tem os melhores engenheiros, é melhor nem tentar”, dispara.
Rapha não abre números de faturamento sobre a sua empresa, mas afirma que a companhia segue investindo em tecnologia, e um pipeline de novas features já está programada para os próximos meses. “A gente já poderia ter breakivado, mas resolvemos reinvestir apostando em um crescimento mais acelerado do negócio. Temos unit economics fortes, acreditamos no nosso product market fit e é nesse caminho que seguiremos”, pontua.
Por falar em estar confiante, quem deu um voto de confiança para a BrandLovrs este ano foi a Kaszek. A martech cofundada por Rapha e seus sócios Rafael Marino e Rômulo Galvão embolsou um seed de R$ 35 milhões em abril. O valor se somou ao pré-seed de R$ 10 milhões que foi capitaneado pela Canary em abril de 2023, num total de R$ 45 milhões captados em menos de um ano. A plataforma também chamou a atenção de celebridades globais como Will.I.Am e J Balvin.
“O que recebemos da Kaszek, em sua totalidade, foi direcionado para produto e tecnologia, aprimorando nossa IA, nossos algoritmos, que é por aí que impulsionamos o negócio. Estamos nos movimentando para ser a plataforma dominante nesse setor”, finaliza Rapha.