
A Uncover, empresa especializada em soluções avançadas de Media Mix Modeling (MMM), acaba de fechar uma parceria com o TikTok Marketing Partners para ajudar os anunciantes da plataforma a medir com mais precisão o impacto da rede social nas suas vendas. Com essa parceria estratégica, o objetivo é possibilitar que as empresas tenham uma visão mais clara sobre o retorno sobre o investimento (ROI) em todas as etapas do funil de marketing.
Segundo Daniel Guinezi, CEO da Uncover, o mercado já compreendeu que medir apenas o clique final não basta para avaliar a eficácia de uma campanha. Para o executivo, a missão da empresa é oferecer clareza sobre o papel real que cada canal desempenha na performance das marcas — e o TikTok tem um peso relevante nesse processo.
“A jornada de consumo no TikTok é única. O conteúdo é envolvente, nativo e impulsiona descobertas que muitas vezes se convertem em ações fora da própria plataforma. Para capturar esse impacto de forma precisa, era fundamental trabalhar em conjunto com o TikTok. A parceria surgiu do interesse mútuo em oferecer ao mercado uma mensuração mais robusta, que vá além do clique e revele o real papel da plataforma na geração de resultados”, explica o CEO.
Ainda em entrevista ao Startups, Daniel Guinezi explicou que a parceria com o TikTok se diferencia de outras parcerias feitas pela Uncover pelo alto nível de integração técnica e estratégica. Com acesso direto à API de dados da plataforma, a martech consegue automatizar a ingestão de informações e manter os modelos sempre atualizados, o que reduz erros manuais, agiliza os processos e melhora a precisão dos insights.
“Além disso, por ser uma parceria oficialmente reconhecida pelo programa de parceiros de mensuração do TikTok (TMP), o nível de confiança para os anunciantes aumenta significativamente”, diz.
Os creators têm um papel central na estratégia, especialmente no ecossistema do TikTok, onde são protagonistas. A Uncover está avançando na modelagem para mensurar o impacto das campanhas realizadas com influenciadores, com foco especial nos vídeos produzidos por eles. Compreender como esses criadores impulsionam a conversão é, ainda segundo o CEO, um passo importante na evolução da mensuração.
Media Mix Modeling
O Media Mix Modeling (também abreviado por ‘MMM’) é uma metodologia para avaliar o impacto total dos investimentos em mídia e otimizar a alocação de orçamento em um ambiente cada vez mais fragmentado.
Com a nova integração, os anunciantes passam a incorporar dados pagos e orgânicos do TikTok aos seus modelos por meio de uma API dedicada. Isso garante um fluxo contínuo de dados, reduz erros manuais, melhora a qualidade dos insights e economiza tempo, fatores essenciais para decisões mais ágeis e eficazes.
Diferente de outras plataformas, a jornada do usuário no TikTok nem sempre resulta em cliques imediatos. Muitas vezes, um anúncio é o ponto de partida para um processo de descoberta em outros canais. Por isso, o MMM é importante para comprovar o impacto incremental da plataforma, muitas vezes ignorado pelos modelos tradicionais de atribuição.
“Nosso modelo entende que o TikTok funciona como um gatilho inicial de descoberta. Frequentemente, a conversão acontece em outros ambientes. Para lidar com essa complexidade, incorporamos variáveis que refletem essa dinâmica, como volume de buscas, sinergia entre canais e dados de mídia orgânica. Isso nos permite oferecer uma leitura mais fiel do papel da plataforma na decisão de compra”, aponta Daniel Guinezi.
MMM é o futuro do marketing?
De acordo com um estudo conduzido pelo TikTok em parceria com a Uncover sobre posicionamento de vídeo, modelos de atribuição e o impacto do vídeo online no Brasil, 80% das transações atribuídas por modelos de último clique vieram de apenas quatro fontes.
Quando o MMM foi aplicado, os resultados mostraram que essas mesmas transações, na verdade, se originaram de sete fontes diferentes, ou seja, três canais foram completamente ignorados pelas análises convencionais. O estudo também revelou que estratégias com foco em conversão podem apresentar um ROAS até 25% maior quando as campanhas cobrem todo o funil de vendas e não apenas o lower funnel.
A Uncover acredita que o MMM se tornará a principal forma de mensuração no marketing digital. “O MMM é uma solução resiliente em um cenário onde métodos tradicionais, baseados em cookies e tracking individual, enfrentam limitações crescentes. Ele permite medir o impacto real de cada canal, incluindo plataformas como o TikTok, em que a jornada do consumidor não é linear. Além disso, oferece insights acionáveis para decisões mais estratégicas”, aponta o CEO.