Negócios

Média de novos unicórnios cai de 2 por dia para 2 por mês, aponta Crunchbase

Resultados de julho representam a contagem mensal mais baixa desde o início de 2020

Unicórnio
Foto: Canva

Em meio ao inverno de investimentos no venture capital, o número de novos unicórnios criados no mundo caiu de 2 por dia para 2 por mês, segundo dados coletados em julho pelo Crunchbase Unicorn Board. A plataforma realiza a curadoria de empresas privadas com avaliação pós-money de US$ 1 bilhão ou mais, com base em dados do Crunchbase

Os resultados do último mês representam a contagem mensal mais baixa desde o início de 2020, quando a plataforma começou a acompanhar o ritmo da criação de startups avaliadas em US$ 1 bilhão. As duas empresas que entraram para o seleto grupo atuam no setor de Web3, e nenhuma está nos Estados Unidos. São elas: a indiana Zyber 365 e Flashbots, com sede nas Ilhas Cayman.

Novos unicórnios, segundo Crunchbase
Foto: Crunchbase

Além da queda no volume de novos unicórnios, julho também foi o mês mais fraco de financiamento para empresas que já estão avaliadas em pelo menos US$ 1 bilhão. Essas startups levantaram um total de US$ 2,2 bilhões no período, ante US$ 6,6 bilhões captados em julho de 2022. Segundo o analista Gené Teare, no blog do Crunchbase, os dados são mais uma indicação de quanto os investidores diminuíram o ritmo de aporte em empresas privadas de alto crescimento.

Aporte em já unicórnios
Foto: Crunchbase

Sem muitas surpresas, o período mais aquecido foi em meados de 2021. Em março, a plataforma registrou 63 novos unicórnios, uma média de 2 por dia, e em julho os já unicórnios captaram quase US$ 31 bilhões. “O ritmo de criação de novos unicórnios marca uma grande mudança em relação a 2021, quando a média era de mais de dois unicórnios por dia útil. Mesmo em 2022, novos unicórnios ainda tiveram uma média de mais de um por dia”, destaca.