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Mercado Pago (Foto: Reprodução)

O Mercado Pago acaba de lançar um assistente pessoal com inteligência artificial para seus usuários. A iniciativa faz parte de um posicionamento do grupo MELI de cada vez mais se colocar como empresa de tecnologia, indo além das atuações como e-commerce ou fintech. Segundo André Chaves, vice-presidente sênior do Mercado Pago no Brasil, o grupo investe cerca de US$ 2 bilhões por ano em tecnologia.

O novo assistente pessoal tem sido treinado no ecossistema do Mercado Pago e começará a ser implementado no Brasil antes de ser levado a outros mercados da fintech, que hoje atua em países como Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Uruguai e Venezuela.

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (16), André Chaves contou que o grupo possui hoje 650 profissionais dedicados exclusivamente à construção de modelos de IA, e que 90% dos funcionários usam a inteligência artificial no seu dia a dia.

“A gente usava IA antes de ser hype, mas na época chamávamos de machine learning. O grupo é de fato uma empresa de tecnologia antes de ser e-commerce ou fintech”, disse.

A criação de um assistente virtual exclusivo para o Mercado Pago está relacionado ao que o executivo considera ser a nova fronteira para as fintechs no Brasil. Se, num primeiro momento, as fintechs foram fundamentais para garantir a democratização do acesso da população, especialmente de baixa renda, aos serviços financeiros, agora a ideia é que essas empresas ajudem as pessoas a administrar melhor o seu dinheiro.

“Hoje, o problema de acesso está razoavelmente resolvido, o que não está resolvido é o assessoramento. Ou seja, como dar a essa parcela da população uma qualidade de serviço que hoje só está disponível para a alta renda. A gente acredita que próxima fronteira dos serviços financeiros é ajudar as pessoas a cuidarem melhor do seu dinheiro”, aponta o executivo.

A primeira versão do assistente virtual contará com 60 funcionalidades, que poderão ser acessadas de forma conversacional, inclusive por voz. A ideia é que o robô vá aprendendo com os hábitos do usuário e seja cada vez mais personalizado para as necessidades de cada pessoa. Entre as funções que já estão disponíveis estão consultas de saldo, pagamentos, transferências via Pix e a programação de depósitos nos Cofrinhos.

“Eu tenho testado e hoje, se eu falo: faz um Pix para a Fran, ele já sabe que é a moça que trabalha lá em casa, já sabe o valor, para qual conta enviar”, conta André.

A tecnologia foi desenvolvida para que novas funcionalidades sejam agregadas continuamente. No futuro, por exemplo, a ideia é que o assistente consiga, através do open banking, ter acesso às informações do usuário em outros bancos e ajudá-lo a organizar sua vida financeira de forma completa e integrada.

Segundo o executivo, a ideia é que o assistente seja disponibilizado para 100% da base de usuários do Mercado Pago em breve.

Desde o início deste ano, o Mercado Pago já lançou mais de 15 produtos e funcionalidades, entre elas o novo layout do aplicativo, mais simples e intuitivo, os Cofrinhos, tanto para pessoas físicas quanto para empreendedores, o Pix Automático, o Tap to Pay para iOS, a emissão de Guia DAS MEI direto no app, entre outros.