Negócios

MOA Ventures e FCJ lançam CVC para IA na indústria

Industry AI Ventures vai unir CVB e CVC para criar um ecossistema de inovação para a indústria brasileira com foco em IA

Leitura: 3 Minutos
Fundo vai investir na IA aplicada à indústria | Foto: Canva
Fundo vai investir na IA aplicada à indústria | Foto: Canva

A MOA Ventures e o FCJ Group anunciaram uma joint venture para unir suas especialidades – corporate venture capital (CVC) e corporate venture builder (CVB), respectivamente – para criar um ecossistema de inovação para a indústria brasileira. A iniciativa, chamada de Industry AI Ventures, será lançada nesta segunda-feira (25), e vai investir em cerca de 30 startups que estejam desenvolvendo soluções de inteligência artificial aplicada ao setor industrial, tanto em software, quanto deeptech.

“Existe uma gama muito grande de programas de fomento à nova indústria, e um volume considerável de crédito à inovação no Brasil. Vamos fazer um produto que encapsula tudo isso, focando em cadeias de valor industriais, seja eficiência energética, indústria de transformação, agro, logística”, explica Marcos Buson, CEO da MOA Ventures, em entrevista ao Startups.

A ideia, segundo ele, é que o programa seja multi-corporate, trazendo tanto fundações, quanto empresas como investidores. O Industry AI Ventures vai selecionar startups early-stage para o programa de venture building, que terá uma chamada contínua. O investimento por meio do CVC será feito nas startups que passarem por esse programa.

Fazem parte da tese do fundo soluções de IoT Industrial, Digital Twin, Automação e Robotização com IA, Eficiência Energética e Cibersegurança. 

MOA Ventures e FCJ Group vão unir especialidades em programa de inovação para a indústria | Foto: Divulgação

Fundada em 2019 por Marcos Buson, Odilo Junior e Alan Freeman, a MOA Ventures nasce com o objetivo de ser uma espécie de plataforma white label para empresas que querem integrar mais inovação às suas operações.

Seu portfólio conta com startups como Vammo, Yak Tractors, Due Laser, Neokohm e Pecsmart, além de programas de aceleração especializados como a BIOS, MOBILIS, NANOS, HARDS,  PETRIS e BIOS, entre outros. Nos últimos quatro anos, mais de 2 mil startups participaram de seus programas corporativos.

O FCJ Group, por sua vez, possui mais de 330 startups investidas, atuando em múltiplos setores, incluindo agro, saúde, energia e varejo.

Paulo Sergio Alves Justino, fundador e CEO da FCJ Group, aponta que os parceiros estratégicos e empresas do setor terão à sua disposição o acesso direto a startups de alta performance e oportunidades de crescimento acelerado em um dos setores mais relevantes para a economia brasileira, além de um pool de advisors estratégicos especializados em inovação corporativa e indústria 4.0.

“Nós acreditamos que a indústria brasileira não pode ficar para trás. A Industry AI existe para ser essa ponte entre a tradição e o futuro, oferecendo estrutura, investimento e capacitação para que a inovação deixe de ser promessa e se torne prática cotidiana”, destaca.