Traveltech

ClickBus foca em tecnologia e revela planos de M&As e IPO

Fundada em 2013, empresa busca se consolidar como protagonista na digitalização do mercado de viagens rodoviárias no Brasil

Phillip Klien, CEO da ClickBus
Phillip Klien, CEO da ClickBus. Foto: Divulgação | Foto: Divulgação

Com mais de uma década de atuação, a ClickBus planeja uma nova fase ambiciosa para os próximos anos. A empresa busca expandir seu ecossistema com inovações que apoiem clientes e parceiros, consolidando-se como protagonista na digitalização do mercado de viagens rodoviárias no Brasil. 

“A ClickBus é uma empresa de tecnologia”, afirma Phillip Klien, CEO da ClickBus, em entrevista ao Startups. Segundo ele, mais da metade dos 250 colaboradores da companhia trabalha nas áreas de produto, dados e tecnologia. “Um dos nossos grandes desafios é que boa parte das passagens rodoviárias ainda são compradas offline, então temos investido fortemente em tecnologia e na educação do mercado para mostrar as otimizações e vantagens que oferecemos para melhorar a experiência de todos os envolvidos”, destaca.

Phillip estima que a penetração digital no setor rodoviário esteja entre 30% a 35%, o que significa que dois terços dos viajantes ainda compram passagens diretamente nas rodoviárias. “Existem vários motivos para o offline ainda prevalecer. Por isso, temos atuado com diferentes soluções para migrar essas pessoas para o online. O que percebemos é que, após a primeira compra online, o uso do offline é drasticamente reduzido ou até eliminado”, comenta.

Uma das principais estratégias tem sido focar no aplicativo, incentivando seu uso com vantagens exclusivas e evidenciando seus benefícios. A empresa destaca a praticidade de substituir as filas no guichê por alguns cliques no app, que permite a compra de passagens de diferentes viações e oferece um amplo portfólio de destinos. Hoje, a ClickBus conta com mais de 200 empresas de ônibus regulamentadas em sua plataforma, conectando viajantes a mais de 4.800 destinos pelo Brasil.

“Nossa missão é ser sinônimo da categoria. Queremos ser o app do setor rodoviário e o principal porta-voz dessa indústria, com a ambição de liderar a migração do offline para o online”, afirma o executivo. Fundada em 2013, a ClickBus atua como uma plataforma de soluções para viajantes e empresas de ônibus, buscando tornar as viagens rodoviárias mais práticas e acessíveis para milhões de brasileiros.

M&As, IPO e crescimento

Segundo Phillip, a expectativa da ClickBus é encerrar 2024 com cerca de R$ 2 bilhões em Gross Merchandise Volume (GMV). Ele não abre a receita e resultados líquidos, mas revela que a empresa atingiu o breakeven em 2021 e que este será o terceiro ano consecutivo com Ebitda (Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) positivo, na faixa dos dois dígitos. 

“Em abril de 2020, com as restrições de viagem por conta da pandemia, nossa receita caiu 95%, e foi um período muito difícil. Aprendemos com os desafios, e hoje, embora queiramos ser o principal canal de digitalização do setor, buscamos um crescimento saudável”, destaca. 

No ano passado, a ClickBus anunciou planos de abrir o capital em 2025, almejando ser a primeira traveltech a realizar um IPO na B3. Agora, o tom é mais cauteloso. “É difícil falar em IPO neste momento. O mercado de capitais brasileiro está há quase três anos seguidos sem novos IPOs na B3, e nunca houve um período tão longo de seca. Provavelmente, quando as ofertas iniciais retornarem, as primeiras serão de empresas tradicionais, do setor de commodities, com faturamento na casa das dezenas de bilhões de reais”, comenta Phillip.

Ele ressalta que a intenção de abrir o capital continua, mas não dá uma previsão específica. “Dada a nossa maturidade e o nosso crescimento, é algo que consideramos. Mas nosso foco é ser sinônimo da categoria e crescer o negócio. Potencialmente, se o mercado estiver favorável e nos permitir acelerar o crescimento daqui a alguns anos, vamos considerar o IPO”, explica o CEO.

A ClickBus não precisa ter pressa para fazer sua estreia na bolsa. Segundo Phillip, a empresa cresce de forma saudável e gerando caixa. “Não descartamos a possibilidade do IPO, pois não sabemos como a janela de mercado vai se comportar, mas, no momento, não é uma opção por conta das condições atuais do mercado. Mas hoje não temos a necessidade de acesso à capital”, pontua.

Sem muitos detalhes, ele revela que uma das estratégias de crescimento será apostar na via inorgânica. “Ainda não tem nada que eu possa falar neste momento, mas M&As são, com certeza, algo que estamos considerando com muita atenção dado o nosso porte e tamanho”, afirma Phillip.

Tecnologia no centro

Segundo Phillip, mais de 50% das vendas já são realizadas pelo aplicativo. A ênfase no app fez da ClickBus uma pioneira no setor rodoviário brasileiro ao integrar a Carteira do Google (Google Wallet). Agora, os passageiros podem adicionar suas passagens diretamente à carteira digital após a compra na plataforma, garantindo acesso rápido, prático e seguro ao bilhete. 

Recentemente, a plataforma lançou o CashBus, um programa de cashback exclusivo para seus clientes. Essa iniciativa permite que viajantes com login ativo no app ou site da ClickBus recebam de volta uma porcentagem do valor de cada compra. O saldo pode ser resgatado na Carteira do app e, com o valor acumulado, o usuário gera um cupom e aplica o crédito no pagamento de novas passagens, facilitando a economia em futuras viagens.

A startup também lançou um canal de vendas via WhatsApp. “O WhatsApp tem uma taxa de adoção muito alta entre os brasileiros. Decidimos utilizá-lo não apenas para atendimento ao cliente, mas também para permitir que os usuários efetuem a compra de passagens pelo aplicativo. É uma estratégia para atrair um público que tradicionalmente compra offline, mas que já está familiarizado e confortável com o uso do WhatsApp”, explica Phillip.

Outra estratégia fundamental da ClickBus é acompanhar seus usuários em todas as etapas da viagem. “Não vemos a relação com o viajante apenas como uma venda de passagem. Pelo contrário, queremos estar presentes antes, durante e depois da viagem”, afirma o CEO. Para isso, a ClickBus desenvolveu soluções que auxiliam o usuário a escolher seu destino, além de acessar promoções e guias de viagem. Após a compra da passagem, a plataforma permite que o usuário compartilhe seu trajeto com outras pessoas, aumentando a segurança ao possibilitar o compartilhamento de localização e status da viagem diretamente pelo app.

Após a viagem, a ClickBus monitora a satisfação do cliente e calcula o NPS (Net Promoter Score) para avaliar a experiência e obter insights que ajudem a aprimorar seus serviços. “A ClickBus não opera os ônibus — e nem queremos. Mas podemos contribuir com a experiência digital, por isso compartilhamos esses dados com as viações para que elas possam melhorar os serviços prestados”, destaca Phillip.

Essas tecnologias, segundo o executivo, podem ser uma peça-chave para que as viações se consolidem e expandam seus negócios. Isso porque, ao contrário do setor aéreo, dominado por poucas grandes companhias em um oligopólio, o setor rodoviário conta com mais de 200 empresas, muitas delas regionais e de pequeno porte. “Vendemos dezenas de milhões de passagens por ano, o que gera um conjunto de informações muito relevantes para identificar oportunidades para as viações. Por isso, oferecemos produtos focados em ajudá-las”, afirma.

Phillip acrescenta que a ClickBus tem investido em pesquisas para identificar as principais dores e necessidades de seus clientes, além de apostar em inteligência artificial para aprimorar a experiência de compra de passagens online. Ainda assim, a empresa mantém o foco no atendimento humanizado, reconhecendo a importância de um suporte próximo e pessoal.