Mobilidade

Uber traz ao Brasil categorias para carros elétricos e serviços de saúde

Em evento para celebrar seus 10 anos no país, empresa também revelou que vai expandir a frota de táxis no app

Foto: Fabiana Rolfini
Foto: Fabiana Rolfini

A Uber comemora neste mês 10 anos de operação no Brasil. Desde 2014, 125 milhões de brasileiros já usaram o aplicativo de mobilidade urbana e 11 bilhões de viagens foram feitas em todo o país por mais de 5 milhões de motoristas parceiros. Para se ter ideia da evolução, no 1º mês de operação no Brasil eram apenas 25 mil usuários. Os dados inéditos foram divulgados pela companhia nesta quinta (23), em evento realizado em São Paulo para celebrar a data.

Durante a ocasião, que contou com a presença de diversos líderes, incluindo o CEO global, Dara Khosrowshahi (na foto), a Uber aproveitou para anunciar algumas novidades que chegarão em breve ao aplicativo. Dentre elas, estão as novas modalidades Uber Health, categoria voltada para serviços de saúde, e a Uber Green, voltada para carros elétricos. 

Segundo anunciou Cristina Alvarenga, head de Mercado e Varejo da Uber para a América Latina, a opção Uber Health será exclusiva do Uber para Empresas, categoria corporativa da companhia. Por meio dela, empresas da área de saúde, como laboratórios e hospitais, terão a possibilidade de solicitar, por exemplo, viagens não-emergenciais para pacientes em tratamentos médicos, bem como colaboradores de laboratórios vão poder percorrer a cidade para fazer exames e aplicar vacinas domiciliares.

Já o Uber Green, que chega ao Brasil nos próximos meses, permitirá aos usuários solicitar viagens apenas com carros elétricos. Segundo Dara, CEO global, o produto faz parte da meta de tornar a Uber uma plataforma tecnológica com 100% das viagens com zero emissões até 2040. “Os desafios climáticos são como um esporte em equipe, nenhuma empresa ou instituição consegue colocar seus planos em prática sozinha. Precisamos nos unir com fabricantes de veículos, instituições financeiras e locadoras de carro, por exemplo, para enfrentar esse desafio, com a urgência que ele demanda”, afirmou.

O conflito com taxistas parece ter ficado para trás. Outro anúncio feito durante o evento foi a expansão da oferta de viagens de táxis no aplicativo para todo o país, por meio de um contrato com a Stuo. Agora, viagens com mais de 70 mil táxis cadastrados na Stuo poderão ser solicitadas pelo app da Uber em todo o Brasil. “É verdade que não tivemos sempre a melhor relação com táxis, mas esses dias já ficaram para trás. Acreditamos que táxis e Uber funcionam melhor juntos”, acrescentou o CEO.  

Investimentos

A Uber também aproveitou o evento para compartilhar seus investimentos futuros por aqui. Ao longo dos próximos cinco anos, por exemplo, a companhia vai investir R$ 1 bilhão na expansão do seu Centro de Tecnologia em São Paulo, que deve chegar a 500 funcionários. O centro, que desenvolve soluções para o aplicativo em todo o mundo, foi criado em 2018 e conta hoje com cerca de 300 profissionais de tecnologia, incluindo engenheiros e desenvolvedores, conforme divulgou o vice-presidente de Operações da Uber para a América Latina, Eduardo Donnelly. Desde então, a Uber já investiu R$ 250 milhões em tecnologia no Brasil.

Inicialmente focado no desenvolvimento de ferramentas de segurança da plataforma, nos últimos anos, o Centro expandiu seu escopo de atuação e hoje é composto pelas áreas de Engenharia, UX, Produto e Dados, atuando em diversas outras áreas de tecnologia, como Identidade, Meios de Pagamento, Mobilidade e Delivery. 

A companhia anunciou ainda um pacote de R$ 10 milhões para apoiar motoristas parceiros no Rio Grande do Sul – através de uma assistência financeira emergencial depositada diretamente em suas contas da Uber – em função da recente tragédia que vem impactando o Estado. Também será doado mais de R$ 1 milhão para apoiar a comunidade por meio da Central Única das Favelas (CUFA) e da doação de alimentos.