O Magazine Luiza anunciou agora pela manhã ter fechado duas novas aquisições para fortalecer sua presença no mundo digital e entrar no mundo da publicidade on-line. Com o site Canaltech e com a InLoco Media, o varejista estabeleceu uma divisão batizada de MagaluAds.
O fechamento dos negócios está sujeito a determinadas condições estabelecidas em contrato, mas não à aprovação do Cade.
“O MagaluAds está inserido no pilar estratégico “Magalu ao seu Serviço” e complementa as iniciativas que já são oferecidas aos pequenos e médios varejistas que se conectam por meio do Parceiro Magalu. É mais um importante passo na estratégia da Companhia de digitalização do varejo brasileiro”, informou o Magalu em comunicado enviado à CVM.
A publicidade tem virado uma ferramenta importante para os varejistas que operam com o modelo de marketplace na medida que seus sites se tornem veículos de mídia para que as marcas e varejistas menores que estão embaixo de seu guarda-chuva conversem com os consumidores.
Nos EUA, a Amazon já se tornou o terceiro maior vendedor de publicidade, atrás do Google e do Facebook. Na América Latina, o Mercado Livre também tem tentado avançar nesse sentido, com o Mercado Ads.
Canaltech
Com a compra do Canaltech, um site especializado em acompanhar o mundo da tecnologia, o Magalu ganha um alcance mensal de 24 milhões de visitantes únicos. No YouTube são 2,5 milhões de inscritos, e um total de 420 milhões de exibições, uma média de oito milhões de visualizações mensais. O site é o segundo maior do mercado, atrás do Techtudo, que pertence à Globo.
O Magalu e o Canaltech têm um relacionamento desde 2018, pelo qual o site indica links para compras na varejista quando fala de um produto (o chamado programa de afiliados).
“Com a aquisição do Canaltech, o Magalu passa a ter uma das maiores audiências da internet brasileira, com mais de 80 milhões de visitantes únicos mensais, e supera a marca de 5 milhões de usuários inscritos nos seus canais do Youtube (números sob análise de sobreposição)”, disse a empresa em comunicado.
InLoco Media
A outra operação foi a compra da InLoco Media, a divisão de publicidade on-line, baseada em geolocalização, da companhia. “Este serviço possibilita aos varejistas conectados ao Parceiro Magalu a oportunidade de investir no MagaluAds para atrair mais tráfego e, consequentemente, mais clientes às suas lojas físicas”, informou a companhia.
O negócio de mídia, que foi a gênese da empresa pernambucana, deixou de ser seu negócio principal no início da pandemia. Com a retração causada pela pandemia, a companhia acelerou seus planos de migrar para a oferta de produtos de segurança e identificação no mundo digital e lançou a Incognia.
Com essa virada, a InLoco havia transformado o produto de mídia em uma tecnologia disponível no modelo de software livre.