Os fundadores da Agent.Shop: Eduardo Petrelli e Paulo Monçores | Foto: Divulgação
Os fundadores da Agent.Shop: Eduardo Petrelli e Paulo Monçores | Foto: Divulgação

Eduardo Petrelli está de volta – e, desta vez, apostando em IA. O engenheiro e empreendedor em série, conhecido por fundar o James Delivery e a foodtech Mercado Diferente, acaba de anunciar sua nova empreitada: a Agent.Shop, plataforma que quer ser a infraestrutura de “agentic commerce” da América Latina para o mundo. Ou, nas palavras do próprio fundador, “o gateway do comércio conversacional”. O projeto chega ao mercado com uma rodada seed de R$ 5,5 milhões, liderada por Maya Capital, Caravela Capital e Mira Capital.

Ao lado de Petrelli está Paulo Monçores, seu cofundador na Mercado Diferente e agora novamente parceiro no novo negócio. Especialista em plataformas de e-commerce, Paulo traz no currículo passagens por empresas globais como VTEX e Shopify, onde aprofundou seu conhecimento em infraestrutura digital para varejo.

O objetivo da Agent.Shop é conectar os pontos do e-commerce, como catálogo, inventário, pagamentos, logística e conteúdo, e permitir que a experiência de compra aconteça dentro dos canais de conversa onde o consumidor já está. Em especial, WhatsApp e assistentes web com IA. Segundo a empresa, os primeiros testes mostraram conversões até sete vezes maiores e ROI (retorno sobre investimento) 10 vezes superior aos canais tradicionais.

“Queremos ser a infraestrutura que conecta todas as pontas e possibilita que qualquer lojista tenha um e-commerce conversacional completo, com o agente no meio. Nosso foco é ser o gateway dessa nova era do comércio online”, explica Petrelli.

Dos R$ 5,5 milhões captados, 90% serão destinados a desenvolvimento de produto, com expansão do time de tecnologia. Hoje, a empresa tem oito pessoas distribuídas pelo Brasil, com Petrelli em Nova York e Paulo Monçores no Canadá. Com 20 clientes atualmente, incluindo uma empresa com operações nos Estados Unidos, a Agent.Shop tem o objetivo de se tornar global no futuro.

“Antes de começarmos, fui para a China ver o que estava acontecendo lá. Diferentemente de 2014, o mundo inteiro hoje está na mesma velocidade. Mas ainda estamos na parte de validação e não temos urgência no crescimento. A ansiedade de fazer algo muito grande muito rápido foi um aprendizado da última jornada”, diz Petrelli.

A Mercado Diferente encerrou suas atividades no dia 21 de dezembro de 2024, após uma tentativa de M&A não ter ido para a frente. Uma das apostas da companhia era um chatbot no WhatsApp que ajudava o consumidor a fazer as suas compras.

Agora, a ideia é posicionar a Agent.Shop como a infraestrutura do agentic commerce – termo que define um modelo de vendas em que agentes de IA autônomos interagem diretamente com o consumidor, aprendendo com cada conversa. Com uma plataforma plug-and-play, a Agent.Shop se posiciona como a “Shopify para a era conversacional”, democratizando acesso a vendas assistidas por IA e possibilitando que mesmo pequenas empresas tenham acesso a uma tecnologia antes dominada apenas por grandes players. 

Para Petrelli, o timing é perfeito: “O e-commerce sempre buscou eficiência na jornada, mas agora a experiência volta a ser humana – mesmo mediada por IA. Conversar é natural, e a IA finalmente permite escalar isso.”

Com histórico de empreendimentos que anteciparam movimentos – delivery on-demand e varejo de alimentos com dados –, Petrelli aposta que o próximo ciclo do varejo digital será conversacional. E, mais uma vez, ele quer estar entre os primeiros a construir essa infraestrutura.