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A startup Genspark, que desenvolveu um mecanismo de busca baseado em inteligência artificial, anunciou a captação de US$ 100 milhões em sua rodada Série A, a um valuation de US$ 530 milhões. O aporte foi liderado por um grupo de investidores dos Estados Unidos e de Singapura, segundo apuração da Reuters.
Assim como a Perplexity, a Genspark quer usar a tecnologia de IA para combater o monopólio do Google no segmento de pesquisas na internet. Fundada por Eric Jing e Kaihua Zhu, ex-funcionários do Baidu, a empresa tem sede em Palo Alto (Califórnia) e Singapura, e possui atualmente mais de 2 milhões de usuários ativos mensais.
A empresa levantou uma rodada Seed de US$ 60 milhões em junho do ano passado, liderada pelo fundo Lanchi Ventures, de Singapura, e com a participação de investidores-anjo.
Em seu blog, a empresa afirma que seu agente Genspark Deep Research utiliza um sistema chamado MoA (Mistura de Agentes), no qual vários modelos de IA trabalham juntos para conduzir pesquisas aprofundadas online.
A Genspark também se posiciona como um mecanismo de busca mais avançado que a Perplexity.
“Plataformas como a Perplexity fizeram avanços notáveis. Elas oferecem visões gerais sintetizadas de várias fontes, abordando as necessidades imediatas de usuários que buscam insights rápidos. No entanto, isso apenas arranha a superfície do que os usuários realmente precisam. Muitos estão procurando por análises mais profundas e completas e uma variedade de outros requisitos de pesquisa que resumos breves simplesmente não conseguem atender. Na Genspark, nós queremos fazer uma revisão completa das estruturas de dados subjacentes da web”, afirma o blog.