Negócios

Nubank alcança 4 milhões de clientes PJ e entra em capital de giro

Neobanco anunciou nesta quarta (27) novas ferramentas para sua crescente base de clientes pessoa jurídica

Foto: Fabiana Rolfini
Foto: Fabiana Rolfini

Após reverter o prejuízo contábil de 2022 e atingir lucro líquido de US$ 1 bilhão em 2023, o Nubank segue empenhado em continuar com os ganhos e o crescimento sustentável no médio e longo prazo. Uma das apostas estratégicas está na expansão e consolidação do seu portfólio para pessoa jurídica (PJ).

Nesta quarta-feira (27), o roxinho anunciou o lançamento de novos recursos para impulsionar ainda mais os negócios de seus clientes PJ, que acabam de chegar a 4 milhões – um crescimento de 47% considerando os últimos dois anos. Desde o lançamento da modalidade em 2019, R$ 474 milhões foram economizados em taxas e foram recebidas 570 milhões de transações via Pix.

Dentre as novidades apresentadas, está o lançamento do produto mais aguardado pelos clientes PJ do Nubank, segundo a CEO do neobanco no Brasil, Livia Chanes: o capital de giro. É a primeira solução de empréstimo para clientes pessoa jurídica do Nubank e o segundo produto de crédito para esse nicho (o primeiro foi o cartão PJ). Com ele, os empreendedores têm acesso a uma linha de crédito com limites maiores do que no cartão de crédito, projetada para atender às necessidades diárias de caixa ou outras demandas comerciais.

Em coletiva de imprensa realizada na sede da companhia em SP, Livia ressaltou que o neobanco tem ciência sobre os desafios e riscos envolvidos em ofertar crédito a PJs, como a volatilidade econômica e a alta taxa de mortalidade de empresas. Mas nem por isso o capital de giro deixará de ser uma grande aposta da startup para sua clientela empreendedora. “Somos humildes em entender que temos muito o que aprender ainda com o capital de giro, estamos apenas começando nesse nicho”, afirmou a executiva.

Além do peso estratégico da modalidade PJ para o negócio do Nubank como um todo, a CEO revelou ao Startups outras prioridades da companhia para manter seu crescimento sustentável, tais como o foco no crescimento da operação no México e o amadurecimento de ofertas para clientes de média e alta renda. “A expansão do portfólio também segue como uma prioridade, inclusive nos próximos meses devemos lançar um produto de crédito com garantia para clientes pessoa física”, adiantou Livia.

Portfólio PJ tem peso estratégico para o Nubank (Foto: Divulgação)
Portfólio PJ tem peso estratégico para o Nubank (Foto: Divulgação)

Demais novidades para PJ

Além do capital de giro, o Nubank PJ também está lançando três novas ferramentas: uma solução para desktop, a Emissão de Nota Fiscal e o Acesso Compartilhado. Com o Acesso ao Navegador, para além do app no celular, a solução para desktop irá permitir que os clientes acessem o Nubank PJ por meio do computador, facilitando tarefas como verificação de saldo e emissão de extratos.

Já a Emissão de Nota Fiscal, atualmente em fase de testes, mas que deve ser liberada nas próximas semanas para todos os clientes, permitirá que os usuários emitam, armazenem e gerenciem notas fiscais diretamente pelo Acesso ao Navegador, no computador. 

Por fim, a nova ferramenta de Acesso Compartilhado permite o compartilhamento da conta PJ com outras pessoas que trabalham no negócio e a atribuição desses funcionários ou sócios a um perfil relacionado à responsabilidade de cada um. O objetivo principal é distribuir o acesso à conta, evitando a concentração de funções em um único usuário, como o dono do negócio.

Vale lembrar que o portfólio Nubank PJ, criado no fim de 2019, também é composto por: conta digital gratuita, cartão de crédito com recurso para transferência de limites entre pessoa física e jurídica, Tap to Pay, link de pagamento, boleto de cobrança, Central de Impostos, NuPay, investimentos, entre outros produtos.