Negócios

Nubank anuncia novas startups selecionadas para o fundo Semente Preta

Iniciativa destinará um total de R$ 1 milhão a empresas criadas por empreendedores negros

Nubank
Foto: Divulgação

O Nubank está investindo em mais 2 startups por meio do seu fundo Semente Preta, que vai destinar um total de R$ 1 milhão a empresas criadas por empreendedores negros. As escolhidas da vez foram a Akintec e Toti Diversidade

“Com o objetivo de contribuir no desenvolvimento de um ambiente tecnológico mais diverso, selecionamos startups de diferentes segmentos, estágios e regiões do Brasil. Além disso, buscamos por empresas que estejam impactando o mercado em que atuam por meio do uso de tecnologia”, diz Monique Evelle, consultora de inovação do Nubank, em comunicado.

Fundada em 2019 por Leandro Dias, a Akintec é um banco digital em blockchain com foco nas classes C, D e E, que utiliza redes neurais e inteligência artificial para prevenir a inadimplência do público. Voltada para pequenos empreendedores, a fintech oferece serviços de pagamento, saques e transferências, além de um banco de profissionais de corte e costura, cabeleireira, barbearia, estética, mecânica, construção e pintura.

Já a Toti Diversidade é uma plataforma de ensino e inclusão de pessoas refugiadas e migrantes no mercado de trabalho de tecnologia. Criada por Caio Rodrigues, a startup carioca oferece cursos online e presenciais de programação e desenvolvimento web com base nas demandas específicas das empresas.

Hora de ganhar escala

Com o apoio do Nubank, elas pretendem ganhar escala nos negócios, contratar novos profissionais e implementar melhorias em suas plataformas. Além do aporte financeiro, elas receberão sessões de mentorias com executivos do Nubank, incluindo Monique Evelle, para apoiar o crescimento dos negócios.

“Estamos muito contentes com a primeira edição do programa de desenvolvimento  Semente Preta, com participação de startups de diferentes segmentos e níveis de maturidade”, afirma Chris Canavero, diretora global de ESG no Nubank, em comunicado. “Contribuir para desenvolver um ambiente de empreendedorismo e de tecnologia mais diverso é uma das missões do Nubank e este é apenas um dos primeiros passos para ampliar a diversidade racial no ecossistema de startups, apoiando negócios de empreendedores negros e negras.”

As startups se juntam à {Parças}, edtech que busca formar Devs de periferias, favelas e egressos de medidas socioeducativas, OnlineOs, de gestão e ordens de serviço para empresas, e à HRtech de gestão de cultura organizacional TeamHub, anunciadas pelo fundo Semente Preta em junho do ano passado. Segundo o Nubank, a seleção busca startups com pluralidade geográfica, produto mínimo viável já validado e times com diversidade de gênero, étnico-racial e demais grupos sub-representados.