Nubank
Nubank. Foto: Divulgação

O Nubank superou a marca de 112 milhões de clientes no Brasil, o equivalente a cerca de 61% da população adulta. Dados divulgados nesta quinta-feira (22) pelo Banco Central posicionam o neobanco como a segunda maior instituição financeira do país em número de clientes, atrás apenas da Caixa Econômica Federal, que soma 168 milhões.

Em nota oficial, o Nubank afirma que o crescimento da base vem acompanhado de um engajamento recorde: 85% dos clientes no Brasil permaneceram ativos mensalmente. Segundo a empresa, o resultado reflete a estratégia de aprofundar o relacionamento com os usuários e ampliar o uso de seus produtos e serviços.

Sem divulgar números absolutos, a companhia informa que a receita média por cliente ativo (ARPAC) atingiu seu maior patamar histórico no terceiro trimestre de 2025.

“Mais do que crescer em números, nosso foco é ter uma presença significativa na vida financeira das pessoas”, afirma Livia Chanes, CEO do Nubank, em comunicado. “Nossa base de mais de 112 milhões de clientes é fruto de um trabalho contínuo para oferecer produtos que façam sentido no cotidiano, com atendimento humano e tecnologia que remove a complexidade do dia a dia.”

O avanço acontece em um momento estratégico para a instituição, que pretende obter a licença bancária no Brasil ainda em 2026. Em nota publicada em seu site, o Nubank afirma que está se adequando à Resolução Conjunta nº 17, editada pelo Banco Central e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que impede instituições sem licença bancária de utilizarem o termo “banco” no nome. Segundo o roxinho, com a obtenção da licença, a marca e a identidade visual do Nubank não serão alteradas.