Negócios

Nubank e iFood são os unicórnios mais famosos na América Latina

iFood, Nubank, C6Bank e Wildlife Studios encabeçam levantamento da Comscore junto a unicórnios da região

Unicórnio olhando de lado - Startups
De olho na audiência digital dos unicórnios na América Latina

Na disputa pela atenção dos internautas latinos, dois unicórnios brasileiros estão se destacando: o Nubank e o iFood.

Segundo uma medição feita pela Comscore, o neobanco é campeão em audiência digital na região, com 48,3 milhões de acessos mensais atingidos em 2021, enquanto o app de delivery contabilizou 38,9 milhões de visitantes exclusivos, com um consumo de 61,4 minutos mensais.

A fama do roxinho é explicada por suas aspirações internacionais, com presença na Colômbia, México e uma operação de desenvolvimento de tecnologia na Argentina. O iFood, no entanto, chama a atenção porque tem uma atuação fora do Brrasil ainda incipiente. Mas a posição de liderança, com 80% do mercado de entregas no próprio Brasil, pode explicar esse alcance.

A medição da Comscore ainda colocou na lista outras duas companhias brasileiras: Wildlife Studios e o C6 Bank (que apesar de o Startups não considerar um unicórnio, será considerado desta forma aqui porque a Comscore fez o levantamento dela asim).

A medalha de bronze da medição ficou com a Wildlife Studios, startup especializada no desenvolvimento de games mobile, que registrou 13,5 milhões de acessos. O C6 Bank teve um ritmo de crescimento acelerado em 2021 e assumiu o 4º lugar em audiência na região, registrando 11,7 milhões de visitantes/mês.

A América Latina produziu mais de 40 unicórnios até o final de 2021. No 1º trimestre, outras 3 empresas entraram no panteão dos negócios que valem mais de US$ 1 bilhão.

Gráfico Comscore indicando Brasileiros na liderança da audiência digital dos unicórnios na América Latina - Startups
Brasileiros na liderança de audiência digital dos unicórnios na AL. Foto: Comscore/divulgação

Comparando com unicórnios de outros países

Os unicórnios de países vizinhos na América Latina figuram um pouco atrás no ranking, e alguns dos melhores colocados chegaram à marca em função também de sua presença no mercado brasileiro, com consumidores altamente engajados digitalmente.

Um exemplo é o da colombiana Rappi, que caiu para o quinto lugar, com aproximadamente 10 milhões de acessos mensais. Contudo, o Brasil responde por praticamente metade deste número, com uma média de 5,1 milhões de visitantes.

Segundo a Comscore, uma das empresas mais badaladas na região é a Kavak, startup dedicada à compra e venda de carros usados que hoje está avaliada em US$ 7 bilhões. Ela teve o crescimento mais notável entre os unicórnios da região, com um aumento de 169% de média mensal em audiência digital, passando de 1,7 milhões de visitantes únicos para 4,7 milhões registrados em novembro de 2021. Deste total, 1,8 milhões provêm do México, 1,5 mi da Argentina e 1,3 mi do Brasil.