No universo das startups, algumas palavras são sinônimo de sucesso: escalabilidade, unicórnio, IPO. Mas será que o sucesso passa necessariamente por esses passos? Esse é o assunto do primeiro episódio do Podcast MVP em 2025, que conta com a presença de Raquel Teixeira, sócia-líder da EY Private LATAM.
Empreendedora, ela vendeu seu negócio para a EY, e atualmente lidera o programa Winning Women Brazil e o prêmio Empreendedor do Ano. Em um bate-papo com o fundador e editor-chefe do Startups Gustavo Brigatto, Raquel conta que é preciso sair dos rótulos que muitas vezes são impostos pelo mercado.
“Sempre que eu vou conversar com uma empresa, eles sempre me falam: eu preciso virar um unicórnio, preciso escalar. A primeira coisa que eu falo é: o que é para você o sucesso? E aí aparece uma lista de coisas que não necessariamente chega na resposta de um unicórnio. O sucesso é uma coisa muito pessoal”, explica Raquel.
A empreendedora também brinca que, em momentos desafiadores para as startups, como o que se viu depois do boom de 2021, o sucesso pode significar apenas “permanecer no jogo”.
Outro ponto abordado pela sócia-líder da EY Private LATAM é a importância de não se comparar com os concorrentes no que se refere ao crescimento ou captação de recursos. “Às vezes você tem um produto melhor, o que faltou foi oportunidade, você estar no lugar certo na hora certa, não quer dizer que ele está melhor. A resiliência é o que faz a diferença para o empreendedor, não se comparar, mas buscar se diferenciar do concorrente”, aconselha.
Raquel também conta sobre a sua trajetória como empreendedora, sobre ser mulher no universo dos negócios e inovação, e compartilha dicas que oferece nos programas de mentoria.
O episódio tem oferecimento do registro.br. Confira a entrevista na íntegra no perfil do Startups no YouTube e no Spotify.