Negócios

Os 10 CTOs de startups brasileiras que você precisa conhecer

O Startups selecionou executivos que se destacam à frente das áreas de tecnologia de algumas startups do mercado

Reunião
Foto: fauxels/Pexels

O diretor de tecnologia, ou CTO, tem uma função bastante estratégica no mundo das startups. Afinal, a tecnologia está no coração dessas empresas, que buscam criar produtos ou serviços inovadores com um modelo de crescimento rápido e escalável. 

As habilidades desse profissional vão além do domínio técnico. “Seu papel é coordenar e motivar pessoas para, por meio da tecnologia, pavimentar o caminho da companhia até seus objetivos de forma sustentável”, afirma Caio Dottori, diretor de tecnologia do banco digital Stark Bank. Segundo o executivo, um bom CTO deve guiar não só a qualidade, agilidade e robustez do produto, mas também o posicionamento da área, seus valores e como ela se relaciona com as demais divisões da empresa.

“Por isso, o profissional precisa ser capaz de ouvir e gerenciar as constantes demandas e ser resiliente e estratégico para lidar com pressões, crises e desvios de rota. CTOs capacitados contribuem para a criação de um ecossistema saudável e confiável nas diversas aplicações tecnológicas”, considera Caio.

Claudia Farias, diretora de tecnologia da SafeSpace, tem como prioridade a segurança – tanto das pessoas do time quanto das soluções que eles costroem. “Em um mercado que muda e cresce na velocidade da luz, isso é um grande desafio. Mas acredito fielmente que se você quer construir um produto seguro e de sucesso, precisa construir uma cultura em que as pessoas desenvolvedoras possam trabalhar com segurança”, pontua.

O Startups selecionou 10 executivos à frente das áreas de tecnologia de algumas das principais startups do mercado. Veja, a seguir:

André Penha, QuintoAndar

André Penha, cofundador e diretor de tecnologia do QuintoAndar
André Penha, diretor de tecnologia do QuintoAndar (Foto: Divulgação)

André Penha tem um pé na tecnologia e outro no empreendedorismo. E nada melhor do que juntar as duas aptidões para criar uma das maiores startups do mercado brasileiro. O mineiro de Divinópolis é cofundador do QuintoAndar e atua como líder da área de tecnologia desde 2012, quando criou a empresa.

Desde a adolescência, gostava de mexer com eletrônica e programar computadores – um interesse que o levou ao curso de Engenharia da Computação da Universidade de Campinas (Unicamp). Alguns anos depois, André fundou a OverPlay, um estúdio de desenvolvimento de jogos, e foi diretor da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames), de 2005 a 2010.

Fundou a Tectoy Digital, outro estudo de games e atuou no time da Sony Computer Entertainment America. Em 2010, André inicou o MBA na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Por sinal, foi lá que ele conheceu Gabriel Braga, com quem fundou o QuintoAndar.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/andrepenha/ 

Caio Dottori, Stark Bank

Caio Dottori, Stark Bank
Caio Dottori, diretor de tecnologia do Stark Bank (Foto: Divulgação)

Carioca formado em Engenharia Aeroespacial no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Caio Dottori construiu sua carreira em tecnologia aplicada a investimentos e banking no mercado financeiro. O executivo trabalhou no BTG Pactual, responsável pelo desenvolvimento de plataforma e estratégias proprietárias de AlgoTrading.

Desde 2019, ele trabalha no Stark Bank, neobank voltado ao atendimento a grandes empresas. Primeiro como desenvolvedor, hoje como diretor de tecnologia, colaborando com a construção estratégica e definição de diversos sistemas críticos para a companhia.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/caio-dottori-783647a4/ 

Celso Kleber de Souza, Conta Black

 Celso Kleber de Souza, CTO Conta Black
Celso Kleber de Souza, diretor de tecnologia da Conta Black (Foto: LinkedIn)

Com mais de 29 anos de experiência na área de TI, Celso Kleber de Souza é hoje CTO da Conta Black, comunidade financeira que atraves de uma conta digital se propõe a democratizar o acesso à serviços bancários para todas as pessoas. Ele também é diretor de tecnologia na Qintess, empresa brasileira de tecnologia da informação.

Apaixonado por pessoas e inovação, o executivo tem passagens pela Stefanini Brasil, onde trabalhou por mais de 7 anos como analista de sistemas, coordenador de produtos e gerente de vendas e operações, e o Itaú Unibanco, como analista de sistemas.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/celso-kleber-de-souza-67887721/?originalSubdomain=br 

Claudia Farias, SafeSpace

Claudia Farias, CTO SafeSpace
Claudia Farias, diretora de tecnologia da SafeSpace (Foto: Divulgação)

Claudia Farias é CTO da SafeSpace, plataforma criada para facilitar relatos de denúncia e má conduta nas empresas, como assédio, discriminação, corrupção e fraude. Mais que diretora de tecnologia, ela também é cofundadora, ao lado de Rafaela Frankenthal, Natalie Zarzur e Giovanna Sasso.

A executiva foi engenheira de software no C6 Bank, além de trabalhar na HRTech Umanni, na butique de desenvolvimento de software Codeminer e na startup Quero Educação, entre outras empresas. Claudia é graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte e em Defesa Cibernética pela FIAP

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/fariasclaudia/?originalSubdomain=br 

Fernanda Weiden, VTEX

Fernanda Weiden, CTO da VTEX
Fernanda Weiden, diretor ade tecnologia da VTEX (Foto: LinkedIn)

Nascida em Porto Alegre, Fernanda Weiden tem em seu portfólio passagens por empresas globais como IBM, onde foi especialista em Linux, e Google, como gerente de engenharia de confiabilidade de sites. De 2012 a 2019, atuou no Facebook, assumindo funções de gerente e diretora da área de Engenharia de Produção.

No mundo das startups brasileiras, a executiva foi conselheira e vice-presidente de engenharia na unico, de identidade digital. Fernanda ganhou uma cadeira como membro do conselho na idtech em agosto de 2021, na mesma época em que a empresa virou unicórnio. Além disso, foi advisor no Joro, app com soluções de ações climáticas, e até hoje apoia a Theia, startup que oferece atendimento de saúde humanizado para mulheres.

Autoproclamada solucionadora de problemas, Fernanda fez um MBA na Imperial College London, no Reino Unido, e entrou para o time da VTEX em 2020, primeiro como conselheira. Menos de 2 anos depois, assumiu o posto de diretora de tecnologia, em janeiro de 2022. Como CTO, passou a liderar as áreas de engenharia, produto e design.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/nandaweiden/?original_referer=https%3A%2F%2Fwww%2Egoogle%2Ecom%2F&originalSubdomain=uk

Flávio Stecca, iFood

Flávio Stecca, CTO iFood
Flávio Stecca, diretor de tecnologia do iFood
(Foto: LinkedIn)

Flávio Stecca entrou no iFood em 2018, mas já tinha um relacionamento com a companhia há mais tempo. Isso porque desde 2004 ele atuava na Movile, que investiu US$ 2,5 milhões na plataforma de delivery em 2013, e continuou sendo acionista do app até assumir o controle total em agosto de 2022.

No Grupo Movile, o executivo atuou como desenvolvedor, gerente de tecnologia e CTO. Também entrou para o time do aplicativo infantil de aprendizado PlayKids, como presidente e membro do conselho. A Movile vendeu a PlayKids para a britânica Sandbox & Co no início deste ano.

Formado em Ciências da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) com especializações na Harvard Business School, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts e na Universidade de Stanford, Flávio também é membro do conselho da Tmov, logtech que oferece soluções digitais para o transporte rodoviário de cargas, desde 2021.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/flaviostecca/?originalSubdomain=br 

Guilherme Lane, Flash

Guilherme Lane, CTO Flash
Guilherme Lane, diretor de tecnologia da Flash Benefícios (Foto: Divulgação)

Em 2018, Guilherme Lane fundou a HRtech Flash Benefícios junto com Ricardo Salem e Pedro Lane, e atua como CTO da startup desde então. Ele foi diretor de operações na RM, empresa de publicidade de jogos, aplicativos e sites em dispositivos móveis, e general manager na Best, Cool & Fun Games, desenvolvedora de jogos para celular.

Como empreendedor, ele fundou a Up Top Games em 2011, que desenvolveu mais de 10 jogos mobile que juntos geraram mais de 2 milhões de downloads. O executivo é formado pela Fundação Getulio Vargas e Université catholique de Louvain, na Bélgica.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/guilhermelane/ 

Juliano Pereira, Proz

Juliano Pereira, proz
Juliano Pereira, diretor de tecnologia da Proz (Foto: LinkedIn)

Desde 2020, Juliano Pereira é CTO da Proz, startup que oferece cursos técnicos e profissionalizantes. O executivo tem passagens pela Digital House Brasil, como diretor executivo de operações, e na Cogna Educação, onde atuou como vice-presidente de engenharia de software. Além disso, trabalhou na Somos Educação em diversas funções, entre elas diretor de TI e corporate development.

Antes de entrar na área da educação, Juliano passou pela consultoria norte-americana McKinsey & Company, além do Itaú BBA. Ele é formado pela Universidade de São Paulo (USP), com MBA pelo MIT Sloan School of Management, uma das faculdades do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/juliano-pereira-mit-tech/ 

Tatiana Ottenio da Costa, Liv Up

Tatiana Ottenio da Costa, CTO liv up
Tatiana Ottenio da Costa, diretora de tecnologia da Liv Up (Foto: LinkedIn)

À frente da área de tecnologia da Liv Up está Tatiana Ottenio da Costa, que assumiu a posição em maio de 2022. Sua relação com a foodtech de alimentação saudável começou em 2019, quando foi escolhida como head de agilidade e qualidade. Desde então, passou por funções como gerente senior, head de engenharia de software e diretora de engenharia de software.

Como CTO da Liv Up, ela lidera as áreas de produto, design, dados e engenharia da empresa. Tatiana foi uma das responsáveis por criar o programa Mães na Tecnologia, lançado em meados de 2021 pela foodtech com o objetivo de gerar oportunidades para mães em engenharia de software, com jornada de trabalho reduzida e mantendo benefícios completos. Antes da Liv Up, a executiva atuou em empresas como Get Ninjas, Santander e Walmart Brasil. 

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/tati-ottenio/ 

Turah Xavier, Gupy

Turah Xavier, CTO Gupy
Turah Xavier, diretora de tecnologia da Gupy (Foto: Divulgação)

Turah Xavier é a primeira CTO mulher da Gupy, HRTech de recrutamento, seleção e admissão de talentos. Ela assumiu a posição em setembro de 2022, focada em fortalecer e escalar a área de engenharia, formada por mais de 170 pessoas. O objetivo é levar a equipe a um novo patamar de produtividade e eficiência, possibilitando a evolução dos produtos da Gupy, e consolidar a startup como uma empresa de tecnologia referência no país. 

Formada em Engenharia da Computação com MBA em Gestão de Projetos, Turah possui mais de 14 anos de experiência em tecnologia e passou por empresas como ThoughtWorks e grupo Siemens. Ela é investidora-anjo e mentora de tecnologia da fintech Dinerama, além de tech advisor na Sanar, onde foi vice-presidente de tecnologia durante 2 anos.