Pet tech

Empreendedoras criam startup de nutrição veterinária especializada para pets

ONVET desenvolve suplementos baseados em ciência com nanotecnologia para serem aliados no tratamento de cães e gatos

Pets
Pets (Foto: Canva)

A ONVET nasceu com DNA de tecnologia e inovação para trazer ao mercado veterinário brasileiro uma nova categoria nutricional: a nutrição veterinária especializada com foco em cães e gatos com doenças crônicas. Fundada há cerca de um ano, a startup desenvolve suplementos baseados em ciência com nanotecnologia, com um portfólio de produtos que servem como aliados no tratamento para melhorar a qualidade de vida, a força e vitalidade dos pets.

Tudo começou com a Luvinha, uma shih-tzu de nove anos que teve câncer e, após a cirurgia, começou a perder peso pois não queria mais comer, o que levou a um acentuado declínio em sua saúde como um todo. “Foi desesperador. Passar por isso me fez questionar por que não tínhamos um produto específico para a situação da Luvinha, assim como já existia uma solução para a nutrição humana”, conta Carolina Duarte Pugliesi, cofundadora da ONVET.

Ela decidiu, então, utilizar sua experiência de 18 anos em marketing e pesquisa na indústria farmacêutica e de nutrição médica para mergulhar na gerontologia, estudando os aspectos e processos do envelhecimento dos pets. A conclusão foi que a longevidade dos cães e gatos aumentou, com a expectativa de vida duplicando nos últimos 30 anos. No entanto, ao viver mais eles acabam tendo mais riscos de se deparar com doenças crônicas como câncer, diabetes, cardiopatias, entre outras.

“A nutrição humana avançou muito nos últimos 30 anos, mas na saúde animal ela ainda é negligenciada como parte do tratamento pela maioria dos veterinários, principalmente por falta de informação. As empresas olham para a ração, mas muitos tutores acreditam que, mesmo com uma alimentação premium, é importante dar algo a mais para os pets com alguma doença crônica. Falta algo com respaldo científico, que atenda à dor dos cães e gatos e de seus tutores”, avalia Carolina.

Para criar a ONVET, a especialista uniu forças com a nutricionista Karina Oliveira e a advogada Patrícia Duarte Tavolaro. Juntas, elas lançaram em novembro de 2022 o ONCTEN.ON, que foi validado por meio de visitas a mais de 70 veterinários oncologistas na cidade de São Paulo, com 84 pacientes pagantes. Agora, a companhia está no processo de reposicionar o produto como Muscolon, suplemento alimentar para sarcopenia (perda progressiva da massa muscular) de cães e gatos com doenças crônicas.

Onvet, startup de suplementos para pets
Fundadoras da ONVET: Patrícia Duarte Tavolaro, Karina Oliveira e Carolina Duarte Pugliesi (Foto: Divulgação)

Conquistando mercado

Com respaldo científico, a ONVET desenvolve a fórmula dos suplementos e terceiriza a produção. A startup é residente do Hub de Inovação em Saúde Humana do HC – Hospital das Clínicas, em São Paulo, e parceira de instituições como a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP), do Centro de Pesquisa em Nutrologia de Cães e Gatos da FMVZ/USP, entre outras organizações.

“Normalmente, essa é uma indústria com muitas etapas. Eu vendo para o distribuidor, que vende para uma rede como a Petz, que aí vende para o consumidor”, conta Carolina. A ONVET opera no modelo B2B2C, fazendo a ponte com os veterinários para que eles prescrevam os suplementos para seus pacientes, que podem comprar os suplementos diretamente com a ONVET, pelo telefone ou WhatsApp.

Por trabalhar com doenças crônicas, que precisam de cuidados médicos constantes e de longo prazo para controlar e aliviar os sintomas, a ONVET acaba tendo uma recorrência importante para o crescimento do negócio. “Doenças crônicas não têm cura, mas o cuidado certo pode melhorar a qualidade de vida dos pets. Isso nos permite ter uma plataforma de recorrência, vendendo produtos individuais ou kits – e é assim que pretendemos escalar e aumentar o nosso faturamento”, afirma Carolina.

Além de se posicionar como a 1ª solução de nutrição médica especializada para o mercado pet no Brasil com respaldo científico, a ONVET se destaca pela individualidade na prescrição. “Os suplementos do mercado são vendidos por faixa de peso, mas isso não resolve o problema individual. Por exemplo, o tutor compra um suplemento para cães entre 5kg e 10kg. O cachorro pequeno, no limite mínimo dessa faixa, está provavelmente recebendo uma dose maior do que o necessário. E o grande, próximo dos 10kg, pode acabar recebendo uma dose menor. Imagina se com os humanos uma criança de 5kg recebesse a mesma dose de remédio que uma de 10kg – não faz sentido”, explica Carolina.

Segundo a especialista, ONVET busca fazer suplementos para cada kg, e não por faixas de peso, para que cada pet tenha um produto com dose adequada ao seu peso individual. A startup reforça que o produto é um suplemento adjuvante ao tratamento e não deve substituir nenhum tipo de alimentação.

Por enquanto, a pet tech cresce com recursos próprios, mas as sócias já estão buscando parcerias ou potenciais investidores para o próximo ano. No próximo ano, a expectativa é lançar dois produtos: o Muscolon e um suplemento para a microbiota e imunidade intestinal. “Queremos mudar o status quo do mercado de nutrição pet, incluindo a nutrição de precisão como parte do tratamento de cães e gatos. Nossa missão é levar qualidade de vida, saúde, vitalidade e força para que os pets enfrentem a jornada da convalescência e das doenças crônicas da melhor maneira possível”, finaliza Carolina.