O Porto Digital, parque tecnológico, localizado em Recife, anunciou Gabriela Alencar como sua nova diretora de Marketing. A executiva chega para liderar as estratégias de comunicação e posicionamento da organização, que atravessa um momento de expansão e fortalecimento de sua presença nacional e internacional.
Com mais de 10 anos de experiência em gestão de negócios, Gabriela tem um histórico de atuação em multinacionais, startups e organizações de impacto social. Ela já exerceu o cargo de Superintendente de Projetos Especiais no próprio Porto Digital, onde foi responsável por iniciativas como o REC’n’Play, um dos maiores festivais de inovação do Brasil, além de projetos sociais focados na formação profissional, empreendedorismo e empregabilidade.
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com intercâmbio na Universidad de Valladolid, na Espanha, Gabriela também possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A equipe de marketing do Porto Digital segue composta por Marcelo Bagdanavicius, gerente de comunicação e marketing, ao lado de Isabela Veríssimo e Peterson Mayrinck, que continuarão colaborando nas ações e projetos estratégicos sob a nova liderança.
Recentemente, o Porto Digital tem atraído mais startups, como a Yolo, especializada em co-living e voltada para a geração millennial, que escolheu o distrito como base para suas operações. O objetivo da empresa é conectar jovens talentos ao ecossistema de inovação da região.
Esses movimentos são reflexo de uma tendência crescente no Brasil, onde espaços tradicionais estão sendo reconfigurados para fomentar a inovação. Um exemplo disso é a transformação de um antigo cabaré em Manaus, que se tornou um hub de inovação, alinhando-se ao modelo do Porto Digital de criar ambientes colaborativos e criativos para o desenvolvimento de novos negócios e ideias.