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Pós-aquisição: O que mudou na Octadesk após a compra pela Locaweb

Até a aquisição, plataforma de chat-commerce e atendimento nunca tinha recebido dinheiro de fora, e escalava com recursos próprios

Rodrigo Ricco, diretor geral da Octadesk
Foto: Divulgação

Há pouco mais de um ano, a Locaweb anunciava a aquisição da Octadesk, plataforma de chat-commerce e atendimento fundada em 2015 pelos empreendedores Rodrigo Ricco e Leandro Ueda. O acordo de R$ 102 milhões veio para reforçar a estratégia da Locaweb de oferecer uma gama completa de soluções para comércio eletrônico e, do outro lado, acelerar o crescimento, captação de clientes e evolução do produto da Octadesk, principal competidor brasileiro das internacionais Zendesk e Salesforce.

Segundo Rodrigo Ricco, cofundador e diretor geral da Octadesk, o processo até fechar a aquisição levou cerca de 18 meses. “Percebemos que ao vender a startup para uma empresa com uma grande base de clientes, poderíamos nos apropriar disso e crescer mais rápido do que os concorrentes”, explica. A companhia começou a estruturar a estratégia no início de 2020 e durante um ano e meio conversou com vários players até encontrar o parceiro ideal.

A negociação levou em conta 4 critérios: estratégia, cultura, autonomia e valuation. “Tinha que ter uma base de clientes similar para atacarmos o mercado rapidamente. A cultura também tinha que bater – não adianta entrar com o jeito descolado de startup em lugar que veste terno e gravata”, afirma o executivo. O empreendedor também não queria perder a autonomia, nem vender o negócio por muito menos do que ela realmente valia.

Até a aquisição, a Octadesk nunca tinha recebido dinheiro de fora, e escalava com seus próprios recursos. Rodrigo reconhece que não é fácil crescer e ao mesmo tempo ter caixa positivo para reinvestir no negócio, e atrela o sucesso da companhia à eficiência operacional. “Sempre tivemos um olhar para o fluxo de caixa. Isso, somado ao time enxuto e à aquisição e retenção de clientes, nos ajudou muito a gerar grana para sustentar o crescimento”, analisa.

A vida pós-aquisição

Antes mesmo de concluir a transação, a Octadesk já estudava a base da Locaweb para, em conjunto, pensar em qual seria a estratégia para 2022. Mas como diz o próprio Rodrigo, uma coisa é ter o mapa; outra é pisar de fato no terreno. “É muito diferente quando você chega lá e entende melhor qual é a dinâmica do grupo. Percebemos que a Locaweb estava indo para um caminho mais focado em e-commerce, e as soluções complementares das outras empresas adquiridas fecham muito bem esse ecossistema”, pontua.

Isso incentivou a Octadesk a prestar mais atenção neste segmento. “Começamos a pensar em como buscar alavancas de crescimento nos e-commerces do grupo. Como criar o produto, preparar o time e trazer conhecimento para nos posicionarmos no mercado como uma solução de e-commerce, uma área na qual a companhia ainda não era reconhecida. Foi aí que decidimos buscar a especialização”, diz Rodrigo.

A ideia era ter uma estratégia de ganha-ganha, gerando valor para o ecossistema que já estava montado na Locaweb, mas também aproveitando o que tinha à sua disposição para se desenvolver. “No último ano, aprofundamos o produto e as integrações internas com as outras empresas do grupo, e como elas poderiam vender nossa solução de forma fluída e transparente para os clientes, mesmo que nossa marca não aparecesse”, acrescenta.

A startup fechou uma parceria com a Tray, plataforma de soluções de comércio eletrônico adquirida em 2012 pela Locaweb. No acordo, a Octadesk fez sua primeira integração como white label, na qual disponibilizou seu serviço de chat para os clientes da Tray. “Isso vira uma alavanca de crescimento para nós, porque nos apropriamos de toda a estrutura de vendas da Tray para poder comercializar nosso produto sem precisar ter um vendedor interno olhando para isso”, explica Rodrigo.

Além disso, a companhia decidiu especializar o time com o conhecimento sobre o mercado de e-commerce e aproveitou a expertise da Locaweb na área para aperfeiçoar a estratégia. “Eles têm uma estrutura interna para fazer o on-board da startup adquirida que faz com que a gente se conecte mais rapidamente com as demais, o que é uma baita vantagem”, diz o empreendedor.

Outra mudança positiva, segundo Rodrigo, tem a ver com governança. Até então, a Octadesk não tinha critérios muito estabelecidos nesse sentido. Mas depois de se integrar com uma empresa de capital aberto, precisou adaptar-se internamente em termos de pessoas, processos, ferramentas e segurança. “Uma série de pontos para estar de acordo com o grupo e ter governanças muito mais elevadas. É mais um benefício que tivemos no pós-aquisição.”

Para o próximo ano

“A Octadesk agora é integrante do braço de e-commerce da companhia. Apoiamos o ecossistema e ainda temos muita coisa para fazer. Continuamos com a mesma estratégia para 2023, sem grandes mudanças”, argumenta. Dessa forma, a iniciativa de e-commerce e integração das soluções digitais no estilo white label deve seguir apoiando e escalando o desenvolvimento no próximo ano.

O executivo não abre as métricas de crescimento, mas afirma que a Octadesk teve um forte avanço após a aquisição, apesar do cenário macroeconômico desfavorável. O que sabemos é que a startup gerencia mais de 3 milhões de conversas entre empresas e consumidores por dia e dobrou o quadro de colaboradores no último ano, de 100 para 200 profissionais distribuídos em mais de 16 estados brasileiros.

Como grupo, o último balanço da Locaweb Company mostra que a participação do segmento de Commerce, que considera as receitas de Tray, Tray Corp, Melhor Envio, Vindi, Ideris, Samurai, Dooca, Credisfera, Bling, Bagy, Octadesk, Squid e Síntese, passou de 50,5% para 64,9% entre o terceiro trimestre de 2021 e 2022. A Locaweb Company conta com mais de 20 adquiridas, cerca de 4 mil colaboradores e mais de 600 mil clientes.

Apesar das recentes ondas de layoff, Rodrigo afirma que um dos desafios da startup ainda é a busca de talentos, além de tornar o negócio ainda mais eficiente. “Temos muito que avançar em termos de eficiência operacional, incluindo marketing, vendas, produtos, serviços para o cliente”, afirma. Para isso, a companhia desenvolveu a PAH, uma metodologia interna para “fazer mais com menos”. 

A prática une a comunicação proativa, o autoatendimento e atendimento humano com o intuito de criar empatia,  construir relacionamento e gerar boas vendas. Recentemente, a Octadesk decidiu lançar a metodologia PAH no mercado como um produto para os clientes que também desejam alcançar mais eficiência.