O QuintoAndar se tornou um dos principais alvos de críticas dos consumidores nesta terça (12), em função do atraso no repasse dos valores referentes aos aluguéis na plataforma.
Segundo fontes ouvidas pela reportagem do Startups, diversos proprietários com data de recebimento dos valores prevista para segunda (11) não tiveram os valores depositados até o momento. Ao entrar em contato com a proptech, várias pessoas não obtiveram retorno sobre os pagamentos.
Quanto às poucas pessoas que receberam uma resposta da companhia, a explicação foi de que o sistema de pagamento da empresa passou por um problema isolado. “Esclarecemos que, devido uma inconsistência pontual, o repasse de 12/03 foi reprogramado e será creditado ente hoje e amanhã”, destacou a empresa em e-mail enviado a um cliente.
Apesar da explicação enviada a alguns proprietários, o QuintoAndar foi marcado em diversos posts no X, recebendo críticas de usuários irritados com o atraso. “Cadê meu dinheiro? ALUGUEL ATRASADO SENDO QUE VCs recebem antes! Vcs já receberam háa 30 dias!”, disparou um cliente.
Procurado pelo Startups, o QuintoAndar explicou na tarde desta terça (12) que se trata de um problema operacional e pontual de um fornecedor externo, responsável pelos pagamentos. Sobre os problemas nos atendimentos aos clientes, a companhia destacou que a falha generalizada causou sobrecarga na central de atendimento, mas que as demoras já tinham sido resolvidas.
“No dia 12 de Março identificamos um problema operacional em nosso fornecedor de processamento de pagamentos externo que afetou o fluxo de repasse de alguns dos nossos clientes. Sabemos da importância do pagamento em dia e informamos que estamos trabalhando ativamente para efetuá-los o mais rápido possível. Pedimos desculpas pelos transtornos causados”, afirmou a proptech em nota enviada ao Startups.
Atualização: em nota enviada ao Startups no fim da tarde de terça (12), o QuintoAndar afirmou que o problema foi resolvido, e que os pagamentos seriam finalizados até quarta (13).
Crescimento
Por ser uma empresa fechada, o QuintoAndar não abre seus números de receita advinda dos aluguéis. Segundo dados pela própria empresa, o QuintoAndar está presente em 75 cidades brasileiras, com foco nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste. Contudo, o mercado principal ainda está em São Paulo, onde estão 70% dos 12 mil novos contratos assinados todo mês, em média.
Entretanto, em 2020 a proptech iniciou um movimento para faturar também em cima da compra e venda de imóveis, indo além da oferta de aluguéis pela qual cresceu inicialmente. Segundo a empresa, ela teve um aumento de 30% nos anúncios de 2022 para 2023, com mais de 20 mil imóveis listados mensalmente. Além disso, em agosto passado a companhia bateu a marca de 1,4 mil contratos de compra e venda fechados, aumento de 40% contra a média mensal de 2022.