Prosus | Foto: Shutterstock
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A Prosus, dona de marcas como iFood, OLX e Sympla, registrou receita recorde no primeiro semestre fiscal de 2026, alcançando a marca de US$ 3,6 bilhões – um aumento de 22% em relação ao semestre anterior. O EBITDA ajustado também subiu 70%, para US$ 530 milhões. Os resultados foram impulsionados principalmente pelo crescimento do ecossistema da companhia na América Latina, onde a receita avançou 32% na comparação com o semestre anterior, e o EBITDA ajustado teve alta de 57%. O 1H26 da Prosus considera os seis meses encerrados em 30 de setembro de 2025.

“Estamos entregando o que prometemos por meio de uma execução forte, disciplina e integração – aprofundando o engajamento com os clientes e destravando novas fontes de receita. Na América Latina, o iFood está impulsionando a receita do nosso negócio de viagens online, a Decolar, enquanto uma melhor execução e aquisições estratégicas estão fortalecendo nossa posição na Índia. Na Europa, investimos na JET e na La Centrale, que proporcionarão experiências superiores aos consumidores, impulsionadas por IA, em um mercado de alto potencial”, disse Fabricio Bloisi, CEO da Prosus e Naspers.

Nico Marais, CFO da Prosus e da Naspers, destacou que o grupo registrou um primeiro semestre sólido, com receita, lucratividade e fluxo de caixa livre recordes, o que “abre caminho” para cumprir as projeções para o ano fiscal de 2026.

“Nosso balanço forte, reforçado pela melhora nos fluxos de caixa, nos dá flexibilidade para investir na expansão e aceleração do crescimento de nossos ecossistemas regionais. Continuaremos investindo em nós mesmos, por meio do programa de recompra, que está gerando enorme valor para nossos acionistas. Olhando para frente, nossas prioridades são claras: manter um crescimento superior ao dos pares, com aumento de lucratividade e fluxo de caixa livre, e alocar capital de forma estratégica, por meio de investimentos em negócios, recompras de ações e oportunidades que fortaleçam o ecossistema”, anunciou.

iFood é a menina dos olhos

O relatório mostra que o desempenho da Prosus na América Latina foi puxado sobretudo pelo iFood, que continua sendo o ativo mais relevante da companhia na região, com crescimento de 35% na receita e 21% no aEBITDA.

No core de food delivery, os pedidos cresceram 11% e o GMV aumentou 15%, resultando em alta de 14% na receita – ou 24% quando desconsiderados efeitos de câmbio e M&A. A lucratividade também avançou: o braço de delivery registrou US$ 204 milhões em aEBITDA, um crescimento de 27%, com margem de 32%.

A diversificação da operação por meio de novas ofertas para restaurantes e do programa de fidelidade Clube iFood contribuiu para o avanço, assim como a expansão da vertical financeira iFood Pago. As receitas do serviço cresceram 179% no semestre, e a unidade atingiu rentabilidade em aEBITDA em setembro de 2025 pela primeira vez, segundo a Prosus.

Outro destaque regional foi a Despegar (Decolar), que começou a registrar efeitos das primeiras integrações com o iFood. No semestre, 3% da receita líquida da empresa vieram dessas iniciativas. As reservas brutas aumentaram 30%, impulsionando alta de 18% na receita, enquanto o aEBITDA atingiu US$ 38 milhões, com margem de 13%.

Vale lembrar que a Prosus chegou no mercado de capitais brasileiro há cerca de um mês, com o início da negociação de BDRs na B3, movimento que aproximou a empresa de investidores locais. A cerimônia contou com a presença de Fabrício Bloisi e de Diego Barreto, CEO do iFood e head de ecossistema de América Latina da Prosus.

Na Europa e na Índia, a Prosus também registrou crescimento, embora menos acelerado que na América Latina. No mercado europeu, a companhia avançou apoiada principalmente no desempenho da OLX, cuja receita subiu 22% no semestre, impulsionada pelos segmentos de automóveis (+27%) e imóveis (+26%). A iyzico também teve expansão robusta, elevando sua receita em 73% graças ao aumento de 65% no volume total de pagamentos processados. Já a eMAG manteve a receita estável em US$ 1,1 bilhão, mas conseguiu fortalecer a rentabilidade, enquanto a recém-adquirida Just Eat Takeaway.com passou a integrar o ecossistema europeu da Prosus.

Na Índia, o crescimento veio sobretudo do PayU, que retomou o ritmo após obter a licença de agregador de pagamentos. A operação total no país avançou 20% em receita, com o segmento de pagamentos crescendo no mesmo ritmo (+20%) e a divisão de crédito aumentando 17%. O avanço foi reforçado por novas integrações e parcerias dentro do portfólio local da Prosus, que inclui nomes como Swiggy, Meesho, PharmEasy, Rapido e ixigo.