A publicidade digital registrou um crescimento de 12% no Brasil entra janeiro e junho, totalizando R$ 14,7 bilhões, segundo o levantamento Digital AdSpend, feito pelo IAB Brasil em parceria com a Kantar IBOPE Media.
De acordo com o material, mais da metade do total do investimento em publicidade digital no período se destinou às plataformas de mídias sociais (52%). As buscas representaram quase um terço (29%) e canais de mídia (publishers) e verticais, 18%. Em relação aos formatos, 36% dos investimentos foram direcionados a imagens (formatos estáticos e animados como banners ads, posts, gifs e etc.), 35% a vídeos e 29% a search (sites de busca).
A pesquisa inclui mais de 1,6 mil sites cobertos nos formatos de banner e vídeo no celular e desktop; buscas no Google; aplicativo do Facebook; YouTube nas versões para computador, aplicativo e navegação por browser no celular; e dados de TV, OOH, rádio, cinema e impressos.
O material completo está disponível no site do IAB.
Divisão por setores
Três setores concentraram mais da metade da verba em publicidade digital no 1º semestre: comércio (25% do total de investimentos), serviços (24%) e mídia (7%). Completam o top 5 as áreas de eletrônicos (7%) e financeiro (6%) – este último, perdeu posições em relação ao mesmo período de 2021, quando figurava em 3º lugar. Juntos, os cinco setores representam 68% dos aportes em digital no período.
No um terço restante do mercado, a lista é bem dispersa incluindo cultura, lazer, esporte e turismo; imobiliário, higiene pessoal e beleza; alimentos; vestuário e acessórios; bebidas; automotivo; farmacêutico; administração pública e social; minas e energia; casa e decoração; construção e acabamento; higiene doméstica; industrial; pet; agropecuária; brinquedos; escritório e papelaria; jogos e apostas e multissetorial.
Oito dos top 15 setores cresceram dois dígitos no primeiro semestre de 2022 no investimento em publicidade digital, ante o mesmo período no ano passado: bebidas (76%), mídia (62%), alimentos (50%), vestuário (39%), eletrônicos e informática (23%), beleza (20%), comércio (16%), turismo (14%) e serviços (8%). E destes 15, seis apresentaram um recuo negativo neste tipo de aporte: administração pública (-1%), farmacêutico (-6%), automotivo (-8%), financeiro (-10%), telecomunicações (-24%) e imobiliário (-68%).
Alta participação do digital
No primeiro semestre deste ano, o digital recebeu mais de 50% das verbas totais de mídia de nove setores: brinquedos (91%), escritório e papelaria (80%), agropecuária (78%), bebidas (60%), higiene doméstica (58%), mídia (57%), alimentos (56%), minas e energia (54%) e casa e decoração (53%). Já oito setores que investiram entre 30% e 50% de sua verba total de mídia em digital foram: pet (49%), construção (48%), vestuário (39%), eletrônicos e informática (37%), beleza (36%), comércio (35%), turismo (35%), bens e serviços industriais (32%) e serviços (30%).
E o 2º semestre?
Sobre a expectativa de investimentos para o ano todo de 2022, 81% das agências e anunciantes questionados pelo IAB Brasil sinalizaram que os aportes devem aumentar neste período, enquanto 10% devem diminuir seus investimentos e 8% pretendem manter os mesmos valores.
“Se analisarmos os investimentos em publicidade digital nos dois últimos anos, observa-se que o segundo semestre concentra uma fatia maior do investimento anual, impulsionada por datas significativas para o varejo como Black Friday e Natal, ainda mais neste ano com a Copa do Mundo”, disse Cris Camargo, CEO do IAB Brasil, em comunicado.