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Criada com o objetivo de dar autonomia a profissionais autônomos e pequenos negócios, a startup Quaddro planeja o próximo movimento de sua estratégia. Nos planos, está principalmente o ganho de escala, a partir de melhorias no produto e uma nova rodada de investimento ainda este ano, com projeção de alcançar o breakeven em 2025.

Fundada há cerca de dois anos por Bruno Novarini, Tiago Colin, Fran Melo e Darlan Junior, a empresa nasceu como uma plataforma de gestão de negócios para profissionais autônomos e liberais e, desde então, acumulou mais de 200 mil downloads pelo país. A solução oferece uma série de recursos como envio de mensagens automáticas, criação de um catálogo online de produtos, agendamentos online, entre outras funcionalidades, com intuito de ajudar na redução de custos, conquista de novos usuários e no maior controle financeiro.

A proposta atraiu fundos como o Valor Capital Group, que em agosto de 2022 liderou a rodada seed da startup, no valor de R$ 17 milhões. O aporte contou com a participação de NXTP, Grão, Bridge Latam, Alexia Ventures e investidores-anjos fundadores de startups como iFood, Nomad, Conta Simples e Flash Benefícios. A captação permitiu que a Quaddro aumentasse sua equipe e expandisse o alcance em todo o país.

Desde então, o negócio expandiu os seus serviços para atender também micro e pequenas empresas que tenham até 50 colaboradores. “Começamos atendendo apenas profissionais autônomos e liberais, que trabalhavam por conta própria. À medida que eles escalavam seus negócios, começavam a trazer outras complexidades como o aumento de suas equipes. No entanto, a Quaddro não comportava esse crescimento e acaba deixando pessoas excelentes na mão. Ao ver a demanda de empreendedores à frente de pequenos negócios, decidimos abraçar também essa frente, permitindo a conexão de vários profissionais na plataforma, afirma Bruno Novarini, CEO da Quaddro, em conversa exclusiva com o Startups.

Com isso, os donos do negócio passaram a conseguir adicionar administradores, funcionários ou assistentes. A ideia é que cada colaborador tenha acesso apenas aos recursos necessários para suas atividades diárias. Os clientes, por outro lado, têm acesso à agenda de todos os profissionais, podendo escolher por qual deles deseja ser atendido. “Ao longo do tempo, o software amadureceu com os usuários, adotando um playbook de SaaS Vertical, encaixando novos fluxos para atender nossos clientes”, pontua.

Tiago Colin, Fran Melo, Darlan Junior e Bruno Novarini, fundadores da Quaddro
Tiago Colin, Fran Melo, Darlan Junior e Bruno Novarini, fundadores da Quaddro (Foto: Divulgação)

Estratégias e prioridades 

Nos últimos 12 meses, o negócio registrou um aumento de 20 vezes no faturamento, acumulando mais de 65 mil profissionais autônomos cadastrados e 750 mil agendamentos na plataforma. Segundo o CEO, o engajamento dos usuários é bastante expressivo: mais de 50% deles utilizam o sistema diariamente e 25% dos novos clientes vieram de indicações orgânicas. “Sabemos que é um mercado gigantesco, com muita oportunidade de crescimento. Conseguimos provar o product-market-fit com unit economics e agora queremos escalar”, pontua.

Para essa expansão, a Quaddro planeja levantar uma nova rodada no segundo semestre de 2024 – a princípio, uma série A, embora os detalhes ainda estejam sendo discutidos internamente. “A ideia é captar para aproveitar a curva exponencial e acelerar nosso crescimento sustentável”, explica Bruno. A projeção é triplicar o número de clientes até o fim do ano e mais do que triplicar a receita, embora o executivo não revele números específicos de faturamento.

O ganho de escala será acompanhado por melhorias no produto. “Atualmente, o usuário precisa sair do nosso software para utilizar o whatsapp. Queremos criar formas de aproximar a Quaddro do aplicativo de mensagens, interagindo ou diretamente ou por meio de uma inteligência artificial. Essa é a última barreira da digitalização que temos que enfrentar, e estamos desenvolvendo uma funcionalidade nesse sentido para integrar a Quaddro ao WhatsApp, algo que deve ser feito nos próximos meses”, diz Bruno.

A ferramenta tem como um de seus diferenciais a intuitividade de uso. “Quando criamos a Quaddro, o grande desafio foi vencer a barreira da digitalização dos pequenos negócios no Brasil, pois a maioria ainda atua totalmente no offline ou com um baixo nível de tecnologia. Tivemos que ir brincando com a plataforma até que ela ficasse convidativa o suficiente para quebrar essa barreira”, observa o CEO. Para isso, a startup aposta no modelo freemium – versão sem mensalidade – para quem está começando.

“Os clientes podem começar com a versão gratuita para ir testando, aprender a usar e ver na prática os benefícios”, explica Bruno. Conforme os negócios crescem, passam para a versão Pro, com taxas menores e mais funcionalidades. “A proposta é que a Quaddro vá crescendo junto com os clientes desde o início. Dados internos mostram que quem usa a plataforma por pelo menos três meses consegue aumentar o faturamento em mais de 41%. Isso mostra que a gente consegue acompanhar a trajetória dos profissionais e das pequenas empresas, e que estamos na direção certa para nos tornar o principal sistema operacional do pequeno empreendedor do Brasil”, finaliza.

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