Negócios

Quem aí ainda se importa com NFTs?

Pesquisa mostra que interesse do público pelos ativos digitais caiu 68% em cerca de um ano

NFT
NFT. Crédito: Canva

Lembra quando os NFTs eram vistos como a próxima grande coisa do mercado digital? Pois bem, as coisas mudaram rápido: segundo um levantamento do portal norte-americano Bankless Times, o interesse do público nos tokens não fungíveis despencou 68% nos últimos doze meses.

Segundo dados do Google Trends, o termo NFT possuía um rating de 100 na primeira semana de junho no ano passado, o que mostrava o interesse alto do público pela tecnologia. Corta para o mesmo período em junho de 2023 e o score caiu para 32.

De acordo com o CEO da Bankless Times, Jonathan Merry, um dos motivos para esta queda é o esfriamento do hype em torno dos NFTs, que em seu auge chegou a ter ativos negociados na casa dos milhões de dólares. Ele argumentou que, como acontece com qualquer nova tecnologia, o interesse público no NFTs aumentou inicialmente, apenas para diminuir à medida que a novidade se esgotava.

“À medida que o hype em torno dos NFTs esfriou, o interesse das pessoas por eles também diminuiu. Os NFTs experimentaram um aumento sem precedentes de valor antes, atraindo investidores especulativos. Mas o mercado sempre se corrigia, e é isso que estamos vendo agora”, afirma o analista.

NF quem?

Outro fator que pesou nessa queda de interesse é a falta de compreensão do público em geral sobre os NFTs, e como eles diferem dos ativos tradicionais, o que pode impedir potenciais compradores de investir. Além disso, argumentos dos críticos de que os NFTs carecem de valor inerente levaram alguns indivíduos a buscar outros investimentos com utilidade mais palpável.

Por fim, Merry apontou que o espaço NFT enfrentou críticas por seu impacto ambiental devido ao consumo significativo de energia das redes blockchain. Além disso, controvérsias, como casos de violação de direitos autorais e vendas não autorizadas, levantaram preocupações sobre a autenticidade e legalidade de certos NFTs.

Apesar do baque, o analista não descartou a possibilidade de uma recuperação de valor destes ativos, mesmo que eles não voltem ao boom de valorização que teve quando era “quente” no mercado. “O mercado de NFT ainda está em seus estágios iniciais e levará tempo para amadurecer. Existem muitos projetos excelentes por aí e acredito que o mercado acabará se estabilizando e recuperando seu valor”, finaliza Merry.