Negócios

QuintoAndar muda marca para mostrar que é mais do que aluguel

Logo escrito QuintoAndar. Startups
QuintoAndar

O QuintoAndar quer que você pare de enxergar a companhia apenas como um site para alugar imóveis. Talvez você já tenha sacado isso por ler sobre os movimentos da proptech aqui no Startups. Mas agora ela quer que mais gente absorva esse conceito.

E que melhor forma de fazer isso senão com uma renovação no visual, um rebranding? E é isso que a companhia está fazendo, com uma revisão na identidade visual e no posicionamento de marca. “O QuintoAndar do aluguel é um sucesso. Virou benchmark. Mas as pessoas querem ir além da transação. Temos investido cada vez mais no que acontece depois que a pessoa assina o contrato. Queremos ser o destino padrão para quem pensa em moradia de uma forma geral”, diz André Penha, cofundador e diretor de tecnologia do QuintoAndar. Segundo isso também passa pela experiência do clientes, com atendimento e como lidar com as questões burocráticas envolvidas no processo. “Investimos milhões de dólares para a questão do contrato ficar quase invisível”, completa.

A ampliação de escopo aconteceu ao longo dos últimos dois anos com a entrada na compra e venda de imóveis em 2020 e a abertura de seu marketplace e a oferta de serviços para o mercado. Ano passado a proptech fez uma série de aquisições para avançar nesse sentido. Com a ATTA e a Velo, ela incorporou a oferta de crédito imobiliário e de garantias locatícias. Com a imobiliária Casa Mineira e a Navent, ampliou sua oferta e trouxe mais conhecimento sobre o mercado.

O próximo passo agora é continuar ampliando o leque com outros produtos e serviços que acompanham a vida de quem aluga ou compra um imóvel – e garantem sua retenção e recorrência, logo, seu tempo de vida (LTV) dentro da plataforma, evitando que a pessoa vá para a concorrência (ouviu isso, Loft?).

Na lista estão serviços financeiros como seguro residencial. Segundo André, a companhia está olhando especialmente para o segmento de condomínios, um segmento que ele considera ainda ser muito offline. No fim de 2020 o QuintoAndar comprou o SindicoNet, que atua justamente neste segmento.

Números enormes

Atualmente a proptech tem mais de R$ 81 bilhões de aluguéis sob gestão, com mais de 10 mil novos contratos fechados todos os meses. A cada 3 minutos, um novo imóvel é anunciado no QuintoAndar. Na compra e venda, são mais de mil imóveis vendidos no 1º ano de atuação e mais de 70 mil anúncios ativos. A cada 4 minutos, um novo imóvel é anunciado.

Com 2022 começando com um ambiente macro não tão promissor, André diz que a companhia está preparada para enfrentar um mercado que talvez não cresça tanto como aconteceu mais recentemente. “Temos nossas iniciativas com as imobiliárias, a abertura do escritório em Portugal, e a expansão para a América Latina, que vão garantir nosso crescimento e aumento de market share”, diz.

Foto com Gabriel Braga e André Penha, cofundadores do QuintoAndar. Startups
Gabriel Braga (à esq.) e André Penha, cofundadores do QuintoAndar

A nova identidade do QuintoAndar

“O novo logo é um convite, uma porta aberta para que todas as pessoas possam se conectar com o que significa morar bem, para cada uma delas, remetendo também ao nome da empresa com inspiração em uma planta baixa da arquitetura, explica a companhia.

O tradicional azul do logo vai ganhar a companhia de uma paleta de cores mais diversificada, com azul, amarelo, vermelho e outros tons terrosos “para comunicar a pluralidade do universo QuintoAndar”. O novo design é assinado pelo Estúdio Porto Rocha, que trabalhou junto com o time de marketing do QuintoAndar.

Campanha e BBB

Para comunicar a mudança de posicionamento, a companhia preparou uma forte campanha publicitária. Criada com a agência GUT, ela estreia no dia 23 de janeiro e contará com a participação de artistas e celebridades.

O esforço também conta o patrocínio à nova edição do reality show Big Brother Brasil da Globo. A proptech comprou uma cota Brother – de R$ 11,8 milhões, a categoria mais barata entre as 3 oferecidas pela emissora. O pacote dá direito a patrocinar festas e realizar provas dentro do programa com os confinados. Além do QuintoAndar, Above, Engov e McDonald´s compraram essa mesma cota.

Por coincidência divina – ou não – na semana passada a Loft também estreou uma campanha com uma pegada parecida com a do QuintoAndar. E também na Globo. “Em uma comunicação simples e direta, apresentamos ao público a comodidade de ter, em um mesmo lugar, apoio com as burocracias documentais, a melhor taxa de financiamento, garantia de informações atualizadas e, o mais importante, confiáveis”, escreveu no LinkedIn, Florian Hagenbuch, cofundador da proptech.

Quem disse mesmo que a TV aberta estava com os dias contados e não tinha mais tanta relevância?