Mais um ano chegando ao fim e, com ele, vem a hora da retrospectiva, de relembrar e refletir sobre o que se destacou no ecossistema de inovação e startups. Se 2022 foi um ano marcado pela desaceleração, com queda no volume de aportes e uma assustadora onda de demissões em massa, 2023 fez com que os empreendedores colocassem os pés no chão.
Passada a fase mais rigorosa de um inverno que parece estar ficando para trás, as startups passaram a priorizar unit economics mais sustentáveis, deixando de lado o crescimento a qualquer custo. Digamos que foi um ano para sobreviver, concordam?
Considerando o quesito tecnologia, a inteligência artificial, é claro, continuou a ser a bola da vez. O ritmo do avanço em IA durante 2023 foi acelerado, principalmente com a maior exploração da IA generativa por parte de empresas de todos os portes e segmentos. Por outro lado, no rastro da tecnologia vieram algumas polêmicas.
Aliás, 2023 também pode ser considerado o ano das polêmicas: a quebra do Silicon Valley Bank; a recuperação judicial do WeWork; as declarações do fundador do Web Summit; Elizabeth Holmes, da Theranos, e Sam Bankman-Fried, da FTX, na cadeia; Sam Altman deixando, e retornando ao comando da OpenAI… Isso sem falar nas demissões e das empresas que fecharam as portas. Foi um ano, no mínimo, animado!
Conforme nossa tradição anual, criamos uma lista com uma retrospectiva das notícias que mais chamaram a atenção de nossos leitores ao longo deste ano. Para facilitar sua vida, e te acompanhar na preparação da ceia de ano novo no último episódio do podcast MVP do ano, a redação sentou para conversar sobre os principais acontecimentos no ecossistema em dezembro e também no ano de 2023 com um todo.
Mas antes de você se esbaldar com a nossa seleção, aproveito para desejar a todos um Feliz 2024, tanto no profissional como no pessoal (oloko, bichô!).
Retrospectiva 2023: As 10 notícias mais lidas do ano
1- Encanador é o emprego do futuro, diz padrinho da IA
2- IBM discrimina mineiros em vaga e é criticada nas redes
3- 16 eventos de inovação que você não pode perder em 2023 (aproveita e já dá um confere nos 15 eventos imperdíveis em 2024!)
4- Loft faz quarta rodada de demissões e dispensa mais 340
5- Loggi “volta às origens” com novo serviço de entregas
6- Israel vai boicotar Web Summit após declarações de CEO
7- Ex-CEO da Theranos tenta se reinventar, mas ninguém está “comprando”
8- Revolut chega ao Brasil sem bater de frente com o Nubank
9- “O gigante acordou”, diz CEO da Rappi no Brasil
10- Cidadania4u prevê faturar R$ 110 mi com cidadania europeia digital