O ano de 2024 trouxe uma retomada lenta, mas perceptível, para o ecossistema de startups, com os investimentos voltando a ganhar força após um período de forte retração. Apesar disso, o cenário continuou desafiador: enquanto algumas empresas celebraram rodadas milionárias, como QI Tech, Brandlovrs e Conta Simples. Outras enfrentaram o fim de suas operações, a exemplo do o AppJusto e do Mercado Diferente.
Foram mais de 1.850 conteúdos publicados aqui no Startups ao longo do ano, com 1,2 milhão de usuários únicos e 2,2 milhões de page views. E se tem um tema que foi recorrente foram as tretas. Desde a disputa de Elon Musk com a justiça brasileira, envolvendo o bloqueio do X (antigo Twitter) no país, passando pela eleição da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) – marcada pela troca de acusações e pelo pouco debate, e pela lavação de roupa suja entre Nizan Guanaes e Fábio Coelho. Os bastidores do mundo da tecnologia estiveram bem movimentados. Dava pra fazer uma lista das 10 notícias mais lidas só com a temática das treta.
Em termos de tecnologia, a inteligência artificial (IA) consolidou sua presença em nosso cotidiano. Com o poder de transformar a forma como vivemos, trabalhamos e nos conectamos, a IA passou de uma inovação opcional para uma necessidade estratégica para empresas que buscam se adaptar a um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo. As Big Techs resolveram investir pesado em novos centros de dados, e a discussão sobre como abastecer de energia essas estruturas se aqueceu. Assim como o temor de uma bolha.
Nessa retrospectiva, destacamos as notícias mais lidas no Startups em 2024, refletindo os temas que moldaram as discussões do ecossistema ao longo do ano.
Confira, a seguir, a lista das 10 noticias mais lidas do ano. Boa leitura e um Feliz 2025!