Negócios

Revend capta €1 mi com solução de IA para e-commerces

Startup belga foi fundada ao lado da ateliware, empresa brasileira de desenvolvimento de software sob medida

E-commerce
Foto: Canva

A Revend, startup belga que usa inteligência artificial para detectar possíveis problemas nos sites de e-commerces, levantou €1 milhão (cerca de R$ 5,5 milhões) em sua primeira rodada de investimento após sua fundação. O aporte foi liderado pelo fundo de capital de risco Pitchdrive, com a participação de Seederfund e do business angel Pieter Casneuf.

A companhia foi fundada por Peter Wellens, Alex Reis e Bert Baeck, ao lado da ateliware, empresa brasileira de desenvolvimento de software sob medida. Com sede em Curitiba, a ateliware já atendia alguns clientes na Bélgica e recebeu o convite para cofundar a empresa justamente por estar presente na região, além de trazer seus conhecimentos de tecnologia e desenvolvimento de software.

“O projeto surgiu da necessidade de saber quais são os problemas do e-commerce antes que isso afete a parte financeira”, afirma Leandro Dalle Laste, CEO da ateliware. Para a empresa brasileira, a parceria com a Revend é importante para dar continuidade ao conhecimento sobre o mercado europeu e aumentar sua presença internacional. Além da Bélgica, a ateliware atua em projetos na Noruega.

O dinheiro do aporte será usado principalmente para aprimorar a tecnologia. A Revend espera fortalecer sua ferramenta de monitoramento com inteligência artificial para ampliar a segurança de receita no comércio eletrônico. “Conseguir interpretar e identificar um possível problema em um site de e-commerce envolve muitas variáveis e integrações. É preciso ensinar a IA e quanto mais informações ela tiver, melhor protegerá os sites”, explica Leandro.

Alex Reis e Peter Wellens, da Revend
Alex Reis e Peter Wellens, da Revend (Foto: Divulgação)

Potencial de mercado

Não é de hoje que a ateliware entende e aposta no crescimento do comércio eletrônico. Em 2014, a companhia idealizou e desenvolveu a Minestore, plataforma de criação e gerenciamento de lojas virtuais. Seis anos depois, a solução foi adquirida pela Getnet, do Grupo Santander, por um valor não divulgado. Segundo relatório do Global Ecommerce Sales Growth, o mercado de e-commerce vai movimentar US$ 6.3 trilhões em 2023.

“O e-commerce no Brasil tem uma presença muito forte e vem só aumentando. Hoje em dia a concorrência de lojas virtuais é grande. Se um cliente não consegue fazer o checkout, por exemplo, é fácil ele trocar de site e procurar o mesmo produto com um concorrente. Quanto mais rápido a empresa identificar os problemas, menos perdas terá. Por isso, a ferramenta da Revend é tão importante”, afirma Leandro.

“Além de economizar milhares de euros, a tecnologia evita a insatisfação dos clientes, que é o maior problema atualmente no e-commerce. A Revend entra nos negócios eliminando a necessidade de checar dashboards e relatórios a todo momento, com uma ferramenta que faz isso para você”, explica Peter Wellens, CEO da startup belga, em nota.

Além do e-commerce, a ateliware atua em diversos outros segmentos do mercado. Fundada há mais de 11 anos, a companhia já trabalhou com grandes nomes como Votorantim, Bcredi e foi uma das empresas fundadoras do Pipefy. Segundo Leandro, em 2023 a companhia deve crescer 18% em faturamento e 30% em número de funcionários (hoje são cerca de 70 pessoas). Os dados de crescimento da Revend não são divulgados. A startup está estruturando as operações para se consolidar no mercado europeu e já conseguiu alguns leads no Brasil para entrar no mercado.