
A Revolut chegou ao Brasil em maio de 2023 com um portfólio restrito de produtos financeiros (apenas conta internacional e transações com cripto), e desde então vem comendo pelas beiradas no mercado brasileiro – já dominado por grandes players como Nubank. No entanto, o maior banco digital do Reino Unido parece ter decidido que chegou a hora de disputar com os gigantes locais.
Nesta quinta-feira (16), a Revolut anuncia o lançamento de um pacotão de produtos aos clientes, que fazem parte de uma “nova fase de expansão” da empresa no Brasil.
Entre as novidades estão planos por assinatura com cartões de débito em metal (sim, metal – a gente explica abaixo); benefícios exclusivos semelhantes aos de cartões de crédito premium; conta remunerada em reais; conta para menores de idade, focadas em educação financeira; além dos primeiros testes com cartão de crédito no país.
“Sabemos do enorme potencial do Brasil para a Revolut: é um país de dimensões continentais, com uma população cada vez mais conectada, que viaja, investe no exterior e busca soluções financeiras premium, além de todos os serviços financeiros no Brasil. Estamos apenas começando a mostrar o que somos capazes de oferecer, comprometidos a trazer o que há de melhor no mundo para o Brasil”, disse Glauber Mota, CEO da Revolut no Brasil, por meio de nota.
Cartão de metal
Uma das novidades anunciadas pela Revolut é a chegada do seu icônico cartão de metal (produzido em aço inoxidável), já presente em outros países, como Reino Unido, Estados Unidos e Portugal. O cartão é exclusivo para os clientes que optam pelo plano Metal no serviço de assinatura do banco.
Esses planos por assinatura, que também estão sendo lançados agora, oferecem benefícios exclusivos em cartões de débito com opções de pagamento mensal. Além do plano gratuito Standard, os clientes poderão escolher entre as modalidades Plus (R$ 9,99), Premium R$ (19,99) e Metal (R$ 79,99), cada uma com um conjunto de vantagens que incluem descontos em câmbio, redução de taxas em transferências internacionais, saques gratuitos e acesso a serviços parceiros.
O plano Metal inclui benefícios como assinaturas e descontos em plataformas como WeWork, Classpass, Tinder, Financial Times e NordVPN – com economia estimada em até R$ 573 por mês. Os usuários também contam com cobertura para emergências médicas, proteção em caso de atrasos em viagens, acessos a salas VIP em aeroportos ao redor do mundo e a possibilidade de escolher entre cinco cores de cartão: preto, lilás, rosa, dourado ou prateado.
“Enquanto os benefícios premium tradicionalmente estão atrelados aos cartões de crédito, na Revolut eles também fazem parte dos cartões de débito. O diferencial é que o cliente escolhe ficar com a gente porque entregamos valor real, sem depender de linhas de crédito”, explica Glauber.
Conta para crianças e adolescentes
A Revolut também está lançando uma conta para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, voltada à educação financeira desses jovens. A conta é gerenciada pelos responsáveis no próprio app e permite transações em reais. Segundo a empresa, não é necessário que o menor tenha um celular para utilizar o serviço – os pais podem simplesmente fornecer o cartão.
Para quem optar pelo uso do smartphone, há recursos de gamificação entre o jovem e seus responsáveis, criando desafios e estimulando disciplina. Por exemplo, os pais podem enviar mesadas ou recompensas em troca do cumprimento de tarefas domésticas ou boas notas na escola.
Outra novidade é a conta remunerada em reais, com rendimento de 100% do CDI, liquidez imediata e isenção de IOF. A funcionalidade será liberada para todos os usuários do Brasil nos próximos dias e complementa a conta local da Revolut, que desde fevereiro deste ano já permite Pix, além de pagamentos por boleto.
Cartão de crédito
Além dos cartões de débito, a Revolut planeja lançar em breve no mercado brasileiro o seu cartão de crédito, que está sendo desenvolvido em parceria com a Visa. A versão inicial, Revolut Standard, será disponibilizada de forma gradual, apenas por convite e sujeita à análise de crédito, para um grupo de usuários.
Esta primeira versão será gratuita e contará com isenção de anuidade, e contará com benefícios alinhados ao perfil do consumidor brasileiro. A ideia é fazer testes para que o produto amadureça e sejam adicionados os benefícios, diferenciais e novas versões que serão oferecidos para toda a base de clientes no futuro.
“Entendemos a relevância do crédito no dia a dia das pessoas. Nosso objetivo é oferecer um produto que realmente faça a diferença e fortaleça a presença da Revolut no país, por isso estamos tomando o cuidado de fazer esse lançamento de forma gradual pensando em cada detalhe. Os updates serão constantes, e já estou ansioso para anunciar a versão final do produto”, conclui o CEO.