
O Vivo Ventures, fundo de CVC (Corporate Venture Capital) da Vivo voltado para empresas em crescimento, anunciou um investimento de US$ 2,5 milhões (cerca de R$ 13 milhões na cotação atual) na 180 Seguros. A ideia da companhia é de usar o investimento para fortalecer sua atuação no segmento de serviços financeiros.
O aporte é uma extensão do round pré-Serie B, anunciado em setembro. No último mês, a 180 Seguros chegou a levantar R$ 50 milhões, sendo R$ 35 milhões em equity e R$ 15 milhões em dívida, via capital subordinado.
De acordo com Phillip Trauer, diretor do Vivo Ventures e da Wayra Brasil, a missão do Vivo Ventures é investir em startups que possam ajudar a alavancar a estratégia de diversificação de negócios da Vivo. “No caso da 180 Seguros, temos uma grande oportunidade de apoiar a Vivo a avançar ainda mais no segmento de fintech, com novas soluções de seguros que poderão ser oferecidas de forma contextualizada aos clientes”, disse em nota.
Com o novo investimento, a Vivo e 180 Seguros vão desenvolver produtos em conjunto, cobrindo um portfólio amplo de soluções de proteção voltadas ao público da operadora. A parceria tem como foco expandir o modelo de embedded insurance (quando uma oferta de seguros se integra à jornada de compra de um bem ou serviço) no Brasil.
A ideia é de aproveitar o know-how tecnológico da 180 Seguros para personalizar soluções conforme o perfil dos usuários da Vivo, proporcionando uma experiência fluida e facilitando o acesso de mais pessoas a seguros sob medida.
A inteligência artificial será um dos pilares dessa estratégia, permitindo sofisticar as ofertas, personalizar produtos em larga escala e aprimorar o relacionamento com os clientes. Parte do investimento do Vivo Ventures será direcionada para acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias da 180 Seguros, como o servidor Model Context Protocol (MCP). A ferramenta possibilita que agentes de IA dos parceiros se conectem diretamente aos da seguradora, sem necessidade de integrações prévias. Dessa forma, um cliente poderá fazer uma solicitação e receber uma oferta personalizada em poucos segundos.