
A Akua, fintech fundada por empreendedores do Brasil, Uruguai e Colômbia e focada em pagamentos na América Latina, acaba de levantar US$ 8,5 milhões em uma rodada seed, elevando o total arrecadado pela empresa desde sua fundação para US$ 13 milhões.
O novo investimento foi co-liderado pela Flourish Ventures e pela Cathay Latam, com participação de fundos como Atlântico, Honey Island-4UM Investimentos, Krealo, Simma Capital, Propel Venture Partners e HTwenty. A operação também contou com o apoio de investidores atuais. Entre eles, a Propel, fundo sediado no Vale do Silício que liderou a rodada pre-seed ao lado da H2O, além de um grupo de investidores anjo.
Com o aporte, a startup pretende modernizar os pagamentos digitais com inteligência artificial e acelerar sua expansão regional, iniciando operações no Brasil em 2026 e avançando em mercados como México, Argentina, Peru e América Central.
“Estamos construindo uma infraestrutura de aceitação cloud-native, modular e impulsionada por IA, capaz de transformar os trilhos que hoje sustentam a maior parte dos pagamentos do Brasil. Nosso objetivo é oferecer mais eficiência, flexibilidade e inovação para bancos, adquirentes e fintechs, ajudando a reduzir barreiras históricas e a acelerar a próxima onda de digitalização do comércio brasileiro”, aponta Carlos Marín, CEO e cofundador da Akua, em nota.
O colombiano fundou a startup em 2024 com o uruguaio Juan José Behrend e o brasileiro Rodrigo Rodrigues.
A solução desenvolvida pela Akua busca permitir que empresas implementem uma operação completa de pagamentos em poucas horas. A plataforma integra recursos como tokenização, pagamentos por link, Tap to Phone, segurança bancária certificada e um hub de pagamentos em tempo real, tudo dentro de uma única estrutura. Além disso, a inteligência artificial está presente em todo o sistema, automatizando tarefas críticas, como prevenção de fraudes e conciliações ao atendimento ao cliente.
Atualmente, a Akua já opera com mais de 20 agentes de inteligência artificial ativos. Essa tecnologia permite que os clientes escalem suas operações com maior eficiência, alcançando uma redução de até 60% nos custos operacionais.
“Nosso objetivo é que qualquer empresa que queira se tornar adquirente possa, em menos de seis horas, implantar uma solução completa de adquirência ponta a ponta: preparada para credenciar comércios, processar pagamentos e operar com tudo o que isso implica”, destaca Juan José Behrend, CTO e cofundador da Akua, também em nota.
Diana Narváez, Principal da Flourish Ventures, destacou que a tecnologia tem potencial para ganhar escala em toda a América Latina: “Em menos de um ano, eles construíram do zero uma plataforma de adquirência totalmente certificada e pronta para produção, demonstrando a clareza, a agilidade e a disciplina necessárias para transformar a infraestrutura de pagamentos em toda a América Latina. Estamos muito entusiasmados em apoiar uma equipe com a ambição e a capacidade de liderar a próxima onda de infraestrutura fintech na região”.